Engenharia Rural II

Métodos de Ensino

Exposição oral – usada para apresentação de conteúdos letivos detalhando princípios e fundamentos, ilustrados com casos práticos. Problemas de cálculo numérico – usada para o desenvolvimento de competências de raciocínio específico.

Visita de campo – usada para apresentação e explicação de exemplos de sistemas e equipamentos de rega e drenagem.

Projeto – usado para desenvolver um trabalho de verificação ou dimensionamento de componentes de instalações de rega e drenagem ao nível da parcela.

Resultados de Aprendizagem

O objectivo desta unidade curricular é promover no estudante as seguintes competências:

1.Compreende os objetivos da rega e drenagem e o papel da água na produção agrícola e sua relação com o ambiente;

2.Conhece as bases da rega e drenagem, referenciadas aos recursos hídricos, solo, clima, necessidades de água das culturas e hidráulica das instalações;

3.Conhece os métodos de rega, critérios de escolha e procedimentos de cálculo de instalações ao nível da parcela;

4.Conhece os sistemas e técnicas de drenagem e os respetivos critérios do dimensionamento e manutenção.

Programa

1.Introdução à rega e drenagem: conceitos e objetivos; classificação dos métodos de rega e tipos de drenagem; aproveitamentos hidroagrícolas e regadios; problemáticas e legislação.

2.Bases da rega e drenagem: recursos hídricos; água do solo e capacidade utilizável, infiltração; topografia e utilização das cartas topográficas; evapotranspiração cultural, método do balanço hídrico do solo, necessidade de rega; elementos de hidráulica, teorema de Bernoulli, escoamentos permanentes sob pressão e canal e bombas hidráulicas.

3.Métodos de rega: indicadores de desempenho; rega de superfície ­ características e modernização; rega por aspersão ­ tipos de instalação e características, cálculo de instalações fixas; microrrega ­ tipos de instalação e características, e fertirrega, cálculo de instalações.

4.Drenagem: benefícios da drenagem, relação rega­drenagem, características do solo; drenagem superficial; drenagem subterrânea.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Teste prático escrito - 50.0%
  • - Teste teórico escrito - 50.0%
Exame Final
  • - Prova escrita com componente teórica e prática - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ALLEN, R., L.S. PEREIRA, G. RAES, M.SMITH – Evapotranspiración del cultivo. Guías para la determinación de los requerimientos de agua de los cultivos. Estudio FAO Riego y Drenaje 56. Roma, 2006.

MILLAR, A. A. ­ Drenagem de Terras Agrícolas: Bases Agronómicas. S. Paulo: McGraw­Hill, 1978.

OLIVEIRA, I. ­ Técnicas de Regadio. Teoria e Prática. 2ª Ed. Lisboa: Ed. Autor, 2011.

PEREIRA, L. S. ­ Necessidades de água e métodos de rega. Lisboa: Pub. Europa­América, 2004.

RAPOSO, J. R. ­ A Rega ­ dos primitivos regadios às modernas técnicas de rega. Lisboa: FCG, 1996.

SERRALHEIRO, R. Rega Superficial. Évora, 1996.