Escrita Criativa

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

As aulas são de exposição de conhecimentos e exercícios práticos de escrita criativa, partindo de diferentes orientações. A fim de que os alunos tenham oportunidade de manifestar a sua criatividade e potencialidades expressivas, a avaliação  consiste num trabalho autónomo com um peso de 50% (redação de um texto dramático para eventual representação) e num teste de avaliação com um peso de 50 %. A avaliação final será um exame escrito com todos os conteúdos lecionados.

Resultados de Aprendizagem

Explorar o potencial da língua portuguesa, através da produção original de textos ou de fragmentos;

Rentabilizar a expressão individual, partindo da exploração e da criação de diferentes materiais linguísticos;

Compreender a especificidade do texto literário;

Distinguir os diferentes modos  literários;

Ser capaz de manusear a língua de acordo com as especificidades dos diferentes modos  literários;

Harmonizar a criatividade com os fenómenos de coesão e de coerência textuais.

Programa

Especificidade do texto literário;

Modo narrativo;

Modo lírico;

Modo dramático;

Texto dramático, representação e criatividade;

Coesão e coerência textuais;

Formas de expressão individual e de manifestação de criatividade.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Aval. Contínua
  • - trabalho de grupo - 25.0%
  • - trabalho individual - 75.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 

Drucker, J. (1998). Figuring the Word. Granary.

Dworkin, C. & Goldsmith, K. (Eds.) (2011). Against Expression. Northwestern U.P.

Eco, U. (1995). Seis Passeios nos Bosques da Ficção. Difel.

Goldsmith, K. (2011). Uncreative Writing. Columbia U.P.

Mancelos, J. de (2017). Introdução à Escrita Criativa.  Colibri.

Reis, C. (2008). O Conhecimento da Literatura.  Almedina. 

Tordo, J. (2020). Manual de Sobrevivência de um Escritor. Companhia das Letras.