Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica
Métodos de Ensino
As aulas são de exposição de conhecimentos e exercícios práticos de escrita criativa, partindo de diferentes orientações. A fim de que os alunos tenham oportunidade de manifestar a sua criatividade e potencialidades expressivas, a avaliação consiste num trabalho autónomo com um peso de 50% (redação de um texto dramático para eventual representação) e num teste de avaliação com um peso de 50 %. A avaliação final será um exame escrito com todos os conteúdos lecionados.
Resultados de Aprendizagem
Explorar o potencial da língua portuguesa, através da produção original de textos ou de fragmentos;
Rentabilizar a expressão individual, partindo da exploração e da criação de diferentes materiais linguísticos;
Compreender a especificidade do texto literário;
Distinguir os diferentes modos literários;
Ser capaz de manusear a língua de acordo com as especificidades dos diferentes modos literários;
Harmonizar a criatividade com os fenómenos de coesão e de coerência textuais.
Programa
Especificidade do texto literário;
Modo narrativo;
Modo lírico;
Modo dramático;
Texto dramático, representação e criatividade;
Coesão e coerência textuais;
Formas de expressão individual e de manifestação de criatividade.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - trabalho de grupo - 25.0%
- - trabalho individual - 75.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Drucker, J. (1998). Figuring the Word. Granary.
Dworkin, C. & Goldsmith, K. (Eds.) (2011). Against Expression. Northwestern U.P.
Eco, U. (1995). Seis Passeios nos Bosques da Ficção. Difel.
Goldsmith, K. (2011). Uncreative Writing. Columbia U.P.
Mancelos, J. de (2017). Introdução à Escrita Criativa. Colibri.
Reis, C. (2008). O Conhecimento da Literatura. Almedina.
Tordo, J. (2020). Manual de Sobrevivência de um Escritor. Companhia das Letras.