Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica
Métodos de Ensino
Exposição de conceitos/temas com esclarecimento de dúvidas durante a abordagem teórico-prática. A metodologia será dominantemente prática, sendo as aulas expositivas complementadas pela participação dos discentes com apresentação de trabalhos desenvolvidos quer durante o seu decorrer, quer como trabalho autónomo. A avaliação será contínua, traduzida num trabalho de grupo apresentado na aula, numa percentagem de 25% da nota final e num trabalho individual de cinco a dez páginas de texto numeradas e impressas (75% da nota). Não se contabilizam anexos de texto e/ou imagem. Os temas de todos os trabalhos serão sugeridos pela docente, podendo, para o trabalho final, ser aceites propostas apresentadas pelos alunos, desde que dentro dos conteúdos programáticos. A avaliação final consistirá numa prova escrita única que versará sobre toda a matéria do semestre (100%)
Resultados de Aprendizagem
1 Fomentar a criatividade. 2 Conhecer e experimentar algumas técnicas de escrita criativa. 3 Descobrir a escrita, a voz e a veia criativa de cada um. 4 Desenvolver a capacidade de escrita autónoma. 5 Partilhar textos e desenvolver a crítica e autocrítica textuais. 6 Organizar ideias e textualizá-las. 7 Descobrir o que é a escrita criativa.8 Conhecer e experimentar algumas técnicas para desbloquear a escrita. 9 Enfrentar a página em branco.10 Desenvolver técnicas de captação do leitor.11 Aplicar a estrutura narrativa na construção de um texto.12 Desenvolver padrões estéticos de apreciação literária.13 Interiorizar os mecanismos presentes no texto poético: breve abordagem. 14 Refletir sobre o que se escreve, a forma como se escreve, as razões porque se escreve. 15 Analisar os pontos fracos e fortes de cada texto/aprendiz de escrita.16 Detetar e evitar os lugares comuns.
Programa
1 Desbloquear a criatividade: escrita lúdica, automática e escrita com estímulos diversos.2 As restrições libertadoras e a escrita como prática.3 Universos sensoriais: utilizar os cinco sentidos para enriquecer a escrita. 4 Locais e espaços para a escrita: cenário, protagonista ou fonte de histórias. 5 Construir histórias a partir de objetos e da observação do quotidiano. 6 Criação de personagens. 7 A voz da escrita – escrita com voz própria, estilos e tipos de narrador. 8 Investigação e construção de uma estrutura narrativa. 9 Conceção de diálogos. 10 Apurar e rever continuamente a escrita.11 Texto poético: o que vale e não vale na leitura, interpretação e escrita poética.
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - trabalho de grupo - 25.0%
- - trabalho individual - 75.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Carvalho, Mário de, Quem Disser o Contrário é Porque Tem Razão, Letras sem Tretas, Porto Editora, 2014.
Hughes, Ted, O Fazer da Poesia, Lisboa, Assírio & Alvim, 2002.
Lodge, David, A Consciência e o Romance, Lisboa, Asa, 2002.
Prose, Francine, Ler como um Escritor, Lisboa, Casa das Letras, 2007.
Wood, James, A Mecânica da Ficção, Lisboa, Quetzal, 2010.
Wood, James, A Herança Perdida, Lisboa, Quetzal, 2012.