Conhecimentos de Base Recomendados
Introdução ao Marketing; Comportamento do Consumidor; Gestão de Produtos e Marcas; Gestão de Preços; Comunicação de Marketing; Gestão da Distribuição; Gestão de Vendas.
Métodos de Ensino
Repartida entre atividades de orientação tutorial e atividades desenvolvidas autonomamente pelo estudante. Através do Regulamento de Estágio, definem-se os aspetos fundamentais bem como responsabilidades de cada interveniente: estudante, orientador, supervisor e Escola.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:
a) Aplicar conhecimentos, aptidões e competências adquiridos nas restantes unidades curriculares do curso, evidenciando uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área de Marketing;
b) Resolver problemas na área de Marketing e construir e fundamentar a sua argumentação;
c) Tratar informação relevante, particularmente na área de Marketing, para fundamentar soluções e opiniões;
d) Comunicar com diferentes públicos na área de Marketing;
e) Diagnosticar e/ou resolver problemas em ambiente organizacional, evidenciando um contributo relevante para a organização.
Programa
O estágio tem a duração mínima de 12 semanas numa organização, pública ou privada, indicada pelo aluno ou proposta pela ESTGOH, através do Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais. O estágio decorre no país ou no estrangeiro, inserido no programa de mobilidade Erasmus Estágios. O trabalho de orientação é feito pelos docentes responsáveis e supervisionado por um especialista, colaborador da organização de acolhimento, de reconhecido mérito e com responsabilidade funcional na área de intervenção. O plano de trabalho é definido em estreita articulação entre o orientador e a entidade de acolhimento.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bryman, A., & Bell, E. (2011). Business Research Methods (3rd ed.). Oxford University Press.
Cooper, D., & Schindler, P. (2014). Business Research Methods (4th ed.). McGraw-Hill.
Kumar, V., Leone, R., Aaker, D., & Day, G. (2018). Marketing Research (13th ed.). John Wiley & Sons, Inc.
Lopes, J. L. P. (2011). Fundamental dos Estudos de Mercado – Teoria e Prática (2.ª ed.). Edições Sílabo.
Malhotra, N. (2019). Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada (7.ª ed.). Bookman.
McDaniel, C., & Gates, R. (2020). Marketing Research (12th ed.). John Wiley & Sons, Inc.
McDonald, M. & Wilson, H. (2016). Marketing Plans: How to prepare them, how to profit from them (8th ed.). Wiley.
Oliveira, J. (2012). Marketing Research – Volume 1: Investigação em Marketing. Edições Sílabo.
Oliveira, J. (2014). Marketing Research – Volume 2: Análises Multivariadas e Técnicas Especializadas. Edições Sílabo.
Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2015). Research Methods for Business Students (7th ed.). Pearson.
Bibliografia específica do tema escolhido pelo estudante | Bibliography of the specific theme chosen by the student.