Estágio

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de unidade curriculares de formação geral e científica.

Conhecimentos de unidade curriculares de formação técnica.

 

Métodos de Ensino

Orientação, monitorização e avaliação do aluno é assegurada conjuntamente pelo Orientador de estágio (docente do ISEC que leciona no CTeSP) e pelo Supervisor (profissional designado pela entidade de acolhimento).

A formação em contexto de trabalho, ou estágio, decorre nas entidades de acolhimento.

Os pontos 1 a 3 do Art.º 46 do Capitulo VI do Regulamento Académico dos CTeSPs do IPC especificam que:

“O acompanhamento da Componente de FCT cabe a um Docente da UOE, designado Orientador, que ministra o CTeSP.”

“O acompanhamento da Componente de FCT na Entidade de Acolhimento cabe a um Supervisor que é um profissional qualificado.”

“A orientação, monitorização e avaliação de desempenho do estudante é, conjuntamente, assegurada pelo Orientador e pelo Supervisor em conformidade com o estipulado neste Regulamento, ….”

 

Resultados de Aprendizagem

Integrar os alunos na vida quotidiana de uma empresa ou instituição de acolhimento procurando o aprofundamento das suas competências técnicas, sociais e de relacionamento interpessoal;

Ser capaz de aplicar e executar, sob orientação, os conhecimentos e saberes adquiridos na componente de formação geral e na componente de formação técnica, mediante desenvolvimento de atividades práticas inseridas no seu perfil profissional;

Compreender os processos de planificação e execução de diferentes operações específicas de empresas dos setores automóvel ou de transportes;
Sistematizar procedimentos e otimizar práticas operacionais em contexto de trabalho.

Programa

Cumprimento de um plano individual de trabalhos estabelecido em função das atividades, do âmbito da Tecnologia e Gestão Automóvel, a desenvolver na entidade de acolhimento da componente de Formação em Contexto de Trabalho, ou estágio, em que o aluno é orientado, monitorizado e avaliado por um Orientador, docente do IPC/ISEC, e por um Supervisor que é um profissional da entidade de acolhimento.

O Orientador e o Supervisor acordarão esse mesmo plano, o qual é sujeito a aprovação prévia do órgão científico e depois dado a conhecer por escrito ao aluno. Periodicamente, estes dois responsáveis comunicam e/ou reúnem para avaliar a execução do plano de formação.

O estágio terá sempre que enquadrar a produção de um relatório das atividades desenvolvidas.

O aluno terá sempre que cumprir o número de horas definidas para o estágio e compensar eventuais horas perdidas por falta de comparência, independentemente da causa que lhe esteja subjacente.

São utilizados indicadores de avaliação contínua de desempenho (pontualidade, qualidade de trabalho, rigor e destreza, ritmo de trabalho, aplicação de normas de segurança, demonstração de iniciativa e relacionamento social), que contribuem para a classificação final do aluno, bem como a avaliação do Relatório de estágio e ainda a sua apresentação e discussão em provas públicas.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Será definida uma listagem bibliográfica mínima pelo Orientador e pelo Supervisor, de acordo com o plano de trabalhos estabelecido para as atividades a desenvolver na entidade de acolhimento.