Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de unidade curriculares de formação geral e científica.
Conhecimentos de unidade curriculares de formação técnica.
Métodos de Ensino
Orientação, monitorização e avaliação do aluno é assegurada conjuntamente pelo Orientador de estágio (docente do ISEC que leciona no CTeSP) e pelo Supervisor (profissional designado pela entidade de acolhimento).
A formação em contexto de trabalho, ou estágio, decorre nas entidades de acolhimento.
Os pontos 1 a 3 do Art.º 46 do Capitulo VI do Regulamento Académico dos CTeSPs do IPC especificam que:
“O acompanhamento da Componente de FCT cabe a um Docente da UOE, designado Orientador, que ministra o CTeSP.”
“O acompanhamento da Componente de FCT na Entidade de Acolhimento cabe a um Supervisor que é um profissional qualificado.”
“A orientação, monitorização e avaliação de desempenho do estudante é, conjuntamente, assegurada pelo Orientador e pelo Supervisor em conformidade com o estipulado neste Regulamento, ….”
Resultados de Aprendizagem
Integrar os alunos na vida quotidiana de uma empresa ou instituição de acolhimento procurando o aprofundamento das suas competências técnicas, sociais e de relacionamento interpessoal;
Ser capaz de aplicar e executar, sob orientação, os conhecimentos e saberes adquiridos na componente de formação geral e na componente de formação técnica, mediante desenvolvimento de atividades práticas inseridas no seu perfil profissional;
Compreender os processos de planificação e execução de diferentes operações específicas de empresas dos setores automóvel ou de transportes;
Sistematizar procedimentos e otimizar práticas operacionais em contexto de trabalho.
Programa
Cumprimento de um plano individual de trabalhos estabelecido em função das atividades, do âmbito da Tecnologia e Gestão Automóvel, a desenvolver na entidade de acolhimento da componente de Formação em Contexto de Trabalho, ou estágio, em que o aluno é orientado, monitorizado e avaliado por um Orientador, docente do IPC/ISEC, e por um Supervisor que é um profissional da entidade de acolhimento.
O Orientador e o Supervisor acordarão esse mesmo plano, o qual é sujeito a aprovação prévia do órgão científico e depois dado a conhecer por escrito ao aluno. Periodicamente, estes dois responsáveis comunicam e/ou reúnem para avaliar a execução do plano de formação.
O estágio terá sempre que enquadrar a produção de um relatório das atividades desenvolvidas.
O aluno terá sempre que cumprir o número de horas definidas para o estágio e compensar eventuais horas perdidas por falta de comparência, independentemente da causa que lhe esteja subjacente.
São utilizados indicadores de avaliação contínua de desempenho (pontualidade, qualidade de trabalho, rigor e destreza, ritmo de trabalho, aplicação de normas de segurança, demonstração de iniciativa e relacionamento social), que contribuem para a classificação final do aluno, bem como a avaliação do Relatório de estágio e ainda a sua apresentação e discussão em provas públicas.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Será definida uma listagem bibliográfica mínima pelo Orientador e pelo Supervisor, de acordo com o plano de trabalhos estabelecido para as atividades a desenvolver na entidade de acolhimento.