Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos centram-se na execução e avaliação do projeto de estágio, desenvolvido inicialmente durante o 1.º semestre, tutorado e supervisionado pelo tutor e pelo supervisor.
A avaliação é contínua e incide sobre todo o trabalho desenvolvido no âmbito do Estágio, ou seja, sobre a preparação e execução de todas as atividades de Estágio propriamente dito, incluindo as avaliações contínuas ou processuais, e não exclusivamente sobre o Relatório Final de Estágio- documento escrito.
O Tutor e o Supervisor da ESEC avaliam as atividades de Estágio dos estagiários, com base em critérios, parâmetros e pesos claramente definidos no Regulamento de Estágio, entre estes, elementos relativos à Preparação, Desenvolvimento e à Avaliação das atividades, bem como quanto à sua Postura/ Ética Profissional.
A avaliação do Tutor de Estágio explicita-se em documento próprio: a Ficha de Avaliação de Estágio. Outras formas de avaliação do Tutor de Estágio são as informações, produzidas ao longo do Estágio.
Resultados de Aprendizagem
É objetivo do Estágio da Licenciatura em Animação Socioeducativa:
1) Desenvolver e consolidar competências sociais, pessoais e profissionais, orientando os futuros Animadores Socioeducativos num processo de construção de experiências de atuação profissional, pela sua inscrição num espaço de práticas socioeducativas de referência, designadamente de aproximação à sua futura realidade profissional;
2) Capacitar para o desenvolvimento de atividades que poderão vir a desempenhar, de acordo a identidade e com os perfis estabelecidos para a Licenciatura em Animação Socioeducativa;
3) Consolidar competências de análise e de compreensão de problemáticas socioeducativas, de identificação e análise de necessidades individuais, grupais, comunitárias e territoriais, de conceção, implementação e avaliação de projetos de intervenção socioeducativa.
Programa
Os Estágios em Animação socioeducativa consistem na conceção, execução e avaliação de projetos de intervenção socioeducativa dirigidos a pessoas, a grupos e a instituições locais e regionais.
São componentes de Estágio:
a) Conceção estratégica do projeto, a partir de uma avaliação de necessidades;
b) Conceção de um projeto cujas finalidades se orientem para a cidadania democrática e participativa;
c) Definição das finalidades educativas e sociais do projeto;
d) Tarefas de gestão, coordenação e intervenção;
e) Definição de públicos e participantes abrangendo vários grupos de uma comunidade;
f) Desenvolvimento de práticas de partenariado;
g) Organização, orientação e avaliação de monitores;
h) Mobilização de recursos;
i) Apresentação de atividade(s) pública(s) (conferências, jornadas, seminários, etc.);
j) Desenvolvimento de estratégias que permitam a continuidade do projeto;
k) Produção de material de difusão do projeto;
l) Regulação e avaliação do projeto.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
SIM
Bibliografia
Council of Europe (2002). Compass: A manual on human rights education with young people. Strasbourg: Council of Europe.
Council of Europe, European Commission (2000). Project management T-Kit. Strasbourg: Council of Europe.
European Youth Centre (1995). Educational pack: Ideas, resources, methods and activities for informal intercultural education with young people and adults. Strasbourg: Council of Europe.
Guerra, I. (2000). Fundamentos e processos de uma sociologia da acção – O planeamento em Ciências Sociais. Cascais: Principia.
Schiefer, U., Bal-Dobel, L., Batista, A., Dobel, R., Nogueira, J., & Teixeira, P. (2006). Manual de planeamento e avaliação de Projectos. Estoril: Princípia.
Schiefer, U., Teixeira, P., & Monteiro, S. (2006). Manual de facilitação para a gestão de eventos e processos participativos. Estoril: Princípia.