Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se que os alunos já tenham frequentado todas as unidades curriculares do curso, de modo a ter adquirido os conhecimentos básicos correspondentes à área fundamental do Estágio.
Para além disso, é fundamental que o aluno:
– possua competências de comunicação oral e escrita;
– domine as ferramentas digitais utilizadas na área em que se realiza o estágio;
– revele capacidade para refletir criticamente e para resolver problemas;
– tenha frequentado as ações de formação cridas especificamente para o apoio à elaboração do Relatório de Estágio.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular, o aluno será colocado numa situação real de aprendizagem – na organização de acolhimento -, sendo desejável a aplicação prática dos conceitos e dos conteúdos apreendidos ao longo do curso.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo principal o de dotar o aluno, em contexto laboral – numa organização pública ou privada, com ou sem fins lucrativos -, de competências nos domínios das Finanças e da Contabilidade, nomeadamente através do desenvolvimento de atividades nas áreas da banca comercial e de investimentos, da gestão de carteiras e riscos, dos seguros e dos fundos de pensões, da corporate finance, da consultoria financeira e de investimentos e dos sistemas de informação de gestão.
A unidade curricular tem ainda os seguintes objetivos específicos:
– proporcionar ao aluno o contacto com a realidade laboral da área na qual se realiza o estágio;
– promover a interligação entre os conteúdos lecionados durante o curso e a prática laboral;
– criar rotinas de trabalho ao aluno;
– permitir ao aluno a interação com profissionais experientes, tendo em vista a valorização dos conhecimentos adquiridos;
– aumentar as competências de networking;
– desenvolver as soft-skills;
– promover a integração do aluno no mercado laboral.
Assim, as principais competências a desenvolver são as seguintes:
1) Competências de natureza técnica, através do aumento e do reforço dos conhecimentos correspondentes à área do estágio;
2) Competências de natureza profissional, por intermédio da criação de rotinas de trabalho, da gestão do tempo, da resolução de problemas e do contacto com a cultura organizacional da entidade de acolhimento;
3) Competências de networking, através do contacto com profissionais experientes e da integração em equipas multidisciplinares;
4) Competências de comunicação oral e escrita, tanto em termos nacionais como internacionais.
Programa
O estágio tem no mínimo 131 horas de prática empresarial/organizacional e será realizado preferencialmente nas áreas das Finanças e da Contabilidade supramencionadas.
Em termos processuais, deverão ser cumpridas as seguintes etapas, previstas e desenvolvidas no Regulamento de Estágios do 1º Ciclo de Estudos do ISCAC:
1) Submissão da proposta de estágio, a qual deve incluir a indicação da organização de acolhimento, do supervisor e do possível orientador, bem como o plano de estágio, definido em conjunto pelo supervisor, pelo estudante e orientador proposto pelo estudante (na eventualidade de existir);
2) Assistência à formação prévia com o objetivo de auxiliar a frequência do estágio e a elaboração do respetivo relatório;
3) Frequência do estágio na modalidade de período contínuo, previsto no calendário escolar, sempre que possível e desde que tenha a aceitação da empresa, ou noutro período, desde que compreendido entre o primeiro dia de aulas do segundo semestre até, no máximo, ao dia 31 de agosto;
4) Elaboração do relatório de estágio, seguindo as normas APA para as citações e para as referências bibliográficas, com um número máximo de 30 páginas (contadas desde a Introdução e excluindo Anexos) e com a estrutura e os conteúdos mínimos que se indicam adiante.
5) Submissão do relatório, acompanhado dos outros documentos solicitados, tais como a folha de presenças do estudante no local de estágio, parecer de concordância do orientador e relatório de avaliação do supervisor.
6) Apresentação e defesa do relatório.
O relatório deve obedecer à seguinte estrutura:
1) Capa: empresa /instituição, título (tema teórico escolhido para desenvolver), nome da Licenciatura, nome e número do aluno, local e data.
2) Contracapa: título (tema teórico escolhido para desenvolver), nome da empresa/instituição, nome do estudante, nome do orientador e do supervisor, período do estágio.
3) Termo de Responsabilidade/Declaração de Autoria/Declaração Anti Plágio.
4) Resumo: síntese do relatório, incluindo os tópicos teóricos abordados, os objetivos e os principais resultados e recomendações.
5) Índice
6) Lista de tabelas.
7) Lista de Figuras.
8) Lista de Siglas/Acrónimos, Abreviaturas e/ou Símbolos.
9) Introdução: o objetivo(s) do estágio, a duração e período de realização do mesmo; breve apresentação da entidade acolhedora e do departamento/função onde o estágio foi realizado; especificação, de forma sintética, do tema teórico central escolhido para o trabalho, fundamentando-o com bibliografia credível; indicação da estrutura do relatório.
10) Enquadramento teórico: desenvolvimento teórico de um tema relacionado com as atividades do estágio ou com as da empresa e que se enquadre no âmbito do curso; as citações devem ser apresentadas de acordo com as normas da APA.
11) Estágio: descrição geral do setor e da empresa; descrição detalhada das atividades realizadas durante o estágio, dos projetos desenvolvidos durante o mesmo e das principais contribuições desenvolvidas pelo estudante.
12) Conclusão: avaliação geral do estágio por comparação com os objetivos definidos para o mesmo; síntese dos principais conhecimentos adquiridos pelo aluno e das principais contribuições do aluno para a empresa; análise crítica dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e da sua adequação ao estágio; identificação das principais lacunas formativas sentidas.
13) Referências bibliográficas: fontes bibliográficas de suporte à elaboração do relatório.
14) Anexos e apêndices (opcional): quaisquer documentos adicionais que possam ser relevantes para o relatório.
Nota: Compete ao orientador do Estágio acompanhar o aluno nas diversas fases da sua realização, reunindo e mantendo o contacto com o supervisor, a fim de resolver eventuais questões que possam surgir. Este contacto deve ser estabelecido no mínimo uma (1) vez. No caso em que a distância ao local de estágio o justifique, as reuniões entre orientador/a e supervisor/a podem ser realizadas de forma remota, podendo o aluno ser chamado a participar nestas reuniões.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
SIM
Bibliografia
A bibliografia dependerá dos objetivos e do âmbito do Estágio, devendo a mesma ser definida casuisticamente e em conjunto pelo aluno, pelo orientador e pelo supervisor.