Estágio Ciências Biomédicas Laboratoriais I

O aluno necessita de ter os conhecimentos de todas as unidades curriculares da area cientifica de Ciências Biomédicas Laboratroiais lecioandos até ao 1.º semestre do 3.º ano.

Serão aplicadas predominantemente metodologias demonstrativas. No entanto, metodologias interrogativas, expositivas e ativas serão utilizadas de acordo com as atividades a desenvolver no módulo de estágio.

No final de cada módulo de estágio, o estudante deverá entregar, aos responsáveis do estágio, um relatório elaborado, segundo normas definidas pelo titular da Unidade curricular.

A avaliação de cada módulo de estágio é da responsabilidade dos monitores de estágio indicados pela ESTeS Coimbra.

Na realização do estágio o aluno deve:
• Integrar-se no serviço onde se realiza o estágio;
• Conhecer a organização do serviço;
• Tomar contacto com as técnicas analíticas do módulo de estágio;
• Desenvolver competências de trabalho em equipa;
• Desenvolver aptidões e competências tendentes à obtenção de autonomia profissional;
• Desenvolver competências críticas sobre as diversas situações que se colocam a um profissional de laboratório;
• Aplicar os conhecimentos técnico-científicos adquiridos nas unidades curriculares relacionadas com os módulos
integrantes do presente estágio.

– Integração no serviço

– Integração nas metodologias desenvolvidas no serviço

– Integração na cultura organizacional do serviço

– Integração na equipa de trabalho e aquisição de espirito de equipa

– Percepção das condicionantes do exercício profissional

– Aquisição de autonomia e responsabilidade profissional

– Integração na rotina do serviço, acompanhando os monitores na sua escala de serviço caso seja necessário

– Relacionamento com o doente e o utente em geral

– Atualização/revisão dos conhecimentos teóricos e práticos, previamente adquiridos, de acordo com os módulos a desenvolver durante a unidade curricular

SIM

A bibliografia recomendada para consulta deverá acordar com os módulos de estágio das ciências biomédicas laboratoriais frequentados pelo aluno e as unidades curriculares de base.