Estágio Clínico em Fisiologia Clínica I

Conhecimentos de caracter ético-deontológicos e técnico-científicos lecionados na UC Iniciação à Fisiologia Clínica (1º Semestre).

Regras de higiene, segurança e comportamento no ambiente hospitalar.

A metodologia de ensino neste estágio é feita pelo método participativo e observacional nos locais onde os monitores de estágio trabalham habitualmente.

Os alunos serão organizados em grupos de 2 estudantes.

Durante o estágio, os grupos serão distribuídos pelas valências de estágio e de acordo com a disponibilidade definida pelas entidades colaboradoras e pelos monitores de estágio respetivos, sendo que, apenas será colocado um grupo em cada valência.

A duração deste estágio será em regra de uma manhã por valência.

Os grupos serão distribuídos pelas valências de estágio num princípio de rotação de acordo com um cronograma previamente aprovado.

O plano de estágio é elaborado pelo Coordenador de Estágio em articulação com os colaboradores da unidade curricular.

Os alunos ficam sob responsabilidade e tutela do monitor de estágio, sendo estes últimos responsáveis pela sua aprendizagem, integração e bem-estar.

Caso não seja possível, os estágios observacionais de algumas valências serão apresentados os locais de estágio via Zoom, pelos monitores que normalmente os recebem nos hospitais, bem como pelos Professores responsáveis pela UC. Poderão ainda ser apresentados filmes de algumas técnicas desenvolvidas pelos profissionais destas áreas.

O aluno deve adquirir conhecimentos do:

– Comportamento ético-profissional em meio hospitalar.

– Áreas de atuação do Licenciado em Fisiologia Clínica.

– Modo de se comportar e atuar na presença de um utente de saúde.

O aluno deve adquirir aptidões e competências de:

– Postura ético-profissional perante os utentes e os outros profissionais de saúde.

– Adquirir conhecimento da capacidade de avaliação e tomada de decisões, sentido crítico, responsabilidade profissional e sensibilidade social, necessárias ao exercício profissional.

–  Adquirir conhecimento da organização, funcionamento e planeamento dos serviços, trabalho de equipa e ambiente de trabalho.

Pretende-se que no final do estágio o aluno obtenha conhecimentos nas várias áreas de estágio que lhe permitam atuar com responsabilidade e autonomia técnico-científica na equipa de saúde em que se irá encontrar inserido e que lhe permita uma maior perceção na aquisição de conhecimentos nos próximos anos do curso.

Aprender quais as competências do técnico cardiopneumologista, fisiologista clínico e neurofisiologista nas várias áreas de atuação no âmbito da:

– Electrocardiologia;

– Pneumologia;

– Ecocardiografia;

– Ultrassonografia vascular;

– Medicina do sono;

– Perfusão Cardiovascular;

– Hemodinâmica;

– Eletrofisiologia e pacing;

– Electrocardiologia pediátrica;

– Eletroencefalografia;

– Potenciais evocados;

– Eletromiografia.

SIM

“Bibliografia recomendada nas UCs da área científica predominante do ciclo de estudos.”