Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A UC é desenvolvida em regime de Estágio, com horas presenciais de tipologia de Seminário.
Resultados de Aprendizagem
1. Desenvolver trabalho, em contexto real, sob supervisão, visando a consolidação de competências técnicas, científicas, pedagógicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil de desempenho técnico e profissional, adquiridas na parte curricular;
2. Criar hábitos de reflexão crítica sobre situações reais de treino e/ou competição vivenciadas com praticantes desportivos, técnicos e treinadores, como meio e oportunidade privilegiados de formação;
3. Proporcionar experiência prática de relacionamento profissional com técnicos e profissionais credenciados e experientes;
4. Integrar e participar no contexto organizacional duma entidade que opera no setor do desporto ou da motricidade humana, envolvendo o relacionamento com os diferentes membros da respetiva comunidade;
5. Integrar o Estagiário no sistema desportivo ao nível local, regional e nacional, através da aquisição de conhecimentos e competências sobre as estruturas e dinâmicas de cada nível de intervenção.
Programa
1. Planeamento (época desportiva, unidade didática, plano de sessão, sessão de treino, treino personalizado, etc.);
2. Intervenção técnica e profissional (lecionação ou condução de sessões de treino, aulas de grupo, treino personalizado, etc.);
3. Avaliação e reflexão pedagógica e científica sobre a intervenção técnica e profissional, em contexto de treino ou competição (quando aplicável), e sobre o grau de sucesso das medidas e propostas aplicadas e seus efeitos nos praticantes ou atletas;
4. Dossier técnico e profissional de Estágio (Treinador, Técnico de Exercício Físico, Professor, etc.);
5. Relatório final de Estágio.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Nível de desempenho no exercício funcional do estágio - 50.0%
- - Relatório final de estágio - 40.0%
- - Dossier técnico - 10.0%
Estágio(s)
SIM
Bibliografia
1. American Kinesiology Association (2011). Careers in sport, fitness and exercise. Human Kinetics.
2. Campos, F., Melo, R., & Mendes, R. (2021). Fitness e atividades de ginásio. Guia para profissionais. LIDEL.
3. Carvalho, A. (2004). Percursos de vida desportiva. Mar da Palavra.
4. Gould, D. & Mallet, C. (2021) Sport coaches’ handbook. Human Kinetics.
5. IPDJ, I.P. (2020). Referenciais de formação geral. Curso de treinadores de desporto. IPDJ.
6. Milistetd, M., Duarte, T., Ramos, V., Mesquita, I., & Nascimento, J. (2015). A aprendizagem profissional de treinadores esportivos: desafios da formação inicial universitária em educação física. Revista Pensar a Prática, 18(4), 982-994.
7. Piovani, V., Vieira, S., Both, J., & Rinaldi, I. (2019). Internship at sport science undergraduate courses: a scoping review. Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education, 100233.
8. Santos-Rocha, R., Rieger, T., & Jiménez, A. (2015). Europeactive’s essentials for the fitness instructors. Human Kinetics.
Nota: pela diversidade de tipologia de estágio será indicada aos estudantes bibliografia específica para o respetivo domínio do conhecimento.