Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se que os estudantes tenham obtido aprovação a todas as UC do curso antes de frequentarem o estágio profissionalizante.
Métodos de Ensino
No estágio profissionalizante ocorre a aplicação dos conceitos teóricos e dos conhecimentos adquiridos nas diferentes unidades curriculares ao tema de estágio a desenvolver. A aprendizagem em contexto de trabalho é outra das componentes relevantes do estágio. Da metodologia de ensino salienta-se a definição de um plano pormenorizado de estágio, elaborado pelo orientador externo em colaboração com o orientador interno do estagiário. Após a integração do estagiário nas atividades a desenvolver e de pesquisa bibliográfica, os formandos elaboram um índice do trabalho que permite o melhor desenvolvimento da escrita do relatório e elaboram o relatório de estágio que é discutido previamente com o orientador interno.
Resultados de Aprendizagem
Programa
Os conteúdos programáticos transmitidos e desenvolvidos dependem muito dos temas de estágio propostos e/escolhidos, que se pretende sejam desenvolvidos de modo a que o estagiário possa intervir nos processos produtivos numa ótica de prevenção, controlo de poluição, tratamento de resíduos, na gestão racional dos recursos naturais e promoção de higiene e segurança em ambiente de trabalho; bem como na tomada de decisões participadas com impacte ambiental a nível local/regional. Assim a maior parte dos estágios podem ser integrados num dos seguintes temas de trabalho: Poluição da água, ar, solo e ruído; controlo da qualidade de ecossistemas; exploração de sistemas de tratamento de águas residuais e água para consumo; gestão de resíduos sólidos; conservação da natureza; gestão de áreas naturais; educação ambiental; energias renováveis; avaliação de impactes ambientais; sistemas de gestão ambiental integrada e auditorias ambientais; elaboração de pedidos de licenciamento ambiental.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
SIM
Bibliografia
Muito diversificada de acordo com o tema de estágio.