Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos adquiridos em todas as unidades curriculares que constituem as componentes de formação geral e científica e de formação técnica.
Métodos de Ensino
Repartida entre atividades de orientação tutorial e atividades desenvolvidas autonomamente pelo aluno. Através do Regulamento de Estágio/Projeto, definem-se os aspetos fundamentais bem como responsabilidades de cada interveniente: aluno, orientador, supervisor e Escola.
Apesar da especificidade desta unidade curricular, verifica-se o predomínio de metodologias verbais (dizer), intuitivas (mostrar) e ativas (fazer).
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da UC o aluno, relativamente às áreas fundamentais do curso, esteja habilitado a:
– Aplicar conhecimentos, aptidões e competências adquiridos nas restantes UC’s, evidenciando uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido;
– Solucionar problemas, construir e defender a sua argumentação;
– Ter capacidade de preparar informação para defender soluções e opiniões;
– Operar com diferentes públicos;
– Desenvolver a formação académica e as competências socioprofissionais;
– No caso de estágio, contribuir para uma mais fácil inserção do aluno no mercado laboral, dotando-os de uma experiência profissional mínima em situação real de trabalho;
– No caso de um projeto, potenciar a inserção profissional, centrando-se no diagnóstico de uma situação problemática identificada, no estudo de um problema novo ou na aplicação de métodos e instrumentos de resolução de uma situação problemática já identificada por outrem ou pelo estudante.
Programa
A formação em contexto de trabalho do estágio deverá ter pelo menos 640 horas numa organização, pública ou privada, indicada pelo aluno ou proposta pela ESTGOH, através do Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais. O estágio decorre no país ou no estrangeiro, inserido no programa de mobilidade Erasmus Estágios. Na modalidade de projeto não está definida uma duração mínima.
A componente de formação em contexto de trabalho realiza-se em entidades de acolhimento selecionadas tendo por base critérios de idoneidade, bem como de adequabilidade da atividade da entidade aos conhecimentos adquiridos nas outras componentes de formação. Assim, o programa de estudo específico está condicionado à atividade económica e ao tipo de entidade acolhedora, sendo elaborado um plano de trabalho individual para cada estudante.
O trabalho de orientação é feito pelos docentes responsáveis e, no caso do estágio, é supervisionado por um especialista, colaborador da organização de acolhimento, de reconhecido mérito e com responsabilidade funcional na área de intervenção. O plano de trabalho é definido em estreita articulação entre o orientador e a entidade de acolhimento.
Todo o trabalho realizado será objeto de um relatório circunstanciado, a elaborar pelo aluno, nos prazos definidos.
Existe regulamento específico que estabelece o regime de funcionamento desta unidade curricular.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia específica condicionada ao tipo de entidade acolhedora, às atividades desenvolvidas inerentes ao plano definido e à resolução dos diversos problemas encontrados ao longo da formação em contexto de trabalho.
No caso de projeto, ao tema escolhido pelo aluno.