Conhecimentos de Base Recomendados
Nenhuns.
Métodos de Ensino
As aulas consistem numa exposição teórica da matéria mas sempre acompanhada de exemplos práticos para que haja uma melhor e mais fácil compreensão desta. A resolução de exercícios práticos é feita utilizando casos reais.
É fornecido aos alunos um suporte teórico, ao longo do semestre, por forma a que possam acompanhar melhor a explanação dos assuntos lecionados. O esclarecimento de dúvidas é feito em horário previsto para o efeito ou em horário a combinar. A plataforma Nónio é usada na transmissão e organização de materiais de apoio às aulas, bem como meio de interação professor/ alunos e entre alunos.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir aptidões para compreender as condições subjacentes à aplicabilidade dos modelos teóricos
utilizados para a análise estatística, bem como analisar e interpretar os resultados obtidos. Os alunos deverão
ainda conseguir utilizar a aplicação informática SPSS na resolução de problemas envolvendo os conceitos
desenvolvidos na unidade curricular.
O aluno deve adquirir as competências fundamentais para a realização de estudos de análise quantitativa de dados
e para a apreciação crítica e interpretação adequada dos resultados de um estudo inferencial.
Programa
I-Est Desc.-3h
1 Conceitos
1.1 população, amostra e indivíduos.
1.2 tipos de medida
1.3 tipos de est.
2 Est Desc.
2.1 quadros de freq.
2.2 representação gráfica
2.3 est. – medidas de:
2.3.1 localização
2.3.2 dispersão
2.3.3 assimetria
2.3.4 achatamento
3 Introdução ao SPSS
II-T de hipóteses-1h
1 H est.
2 Erros de classificação e níveis de sig.
3 T com DN
4 Tipo de T
III-Estratégias est de tratamento dados -1h
IV-T paramétricos-11h
1 Requisitos para T paramétricos
2 Critérios de escolha
3 T paramétricos
3.1 T para a média populacional: t-student
3.2 Comparação de 2médias populacionais: t-student
3.2.1 amostras independentes
3.2.2 amostras emparelhadas
3.3 Comparação de médias de mais de 2populacões: ANOVA
4 Correlação e Regressão
V-T não-paramétricos-10h
1. T não-paramétricos
1.1 amostras emparelhadas : Friedman, Wilcoxon e McNemar
1.2 amostras independentes : U de Mann-Whitney e H de Kruskal-Wwallis
2 Medidas de associação e simetria
Avaliação-4h
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1. A. GOUVEIA DE OLIVEIRA (2009). BIOESTATÍSTICA, EPIDEMIOLOGIA E INVESTIGAÇÃO – TEORIA E
APLICAÇÕES, LIDEL.
2.CECÍLIA MOURA SILVA (1994). ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS, MCGRAW-HILL.
3.GILDA CUNHA, Mª DO ROSÁRIO MARTINS, RICARDO SOUSA, FILIPA FERRAZ DE OLIVEIRA.(2007). ESTATÍSTICA
APLICADA ÀS CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DA SAÚDE, LIDEL.
4. JOÃO MAROCO (2003). ANÁLISE ESTATÍSTICA COM UTILIZAÇÃO DO SPSS, EDIÇÕES SÍLABO.
5. PEDRO MARQUES VIDAL (2005). ESTATÍSTICA PRÁTICA PARA AS CIÊNCIAS DA SAÚDE, LIDEL.