Estatística

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objectivos da UC e conferência das competências previstas aos estudantes, o processo de aprendizagem assenta: no estudo de casos, acompanhado de um conjunto de instruções e ferramentas informáticas que levam o estudante a analisar cada caso, tirar conclusões e tomar decisões; na execução de trabalhos práticos de aplicação dos conceitos teóricos; na pesquisa bibliográfica necessária para complementar a informação obtida nas aulas.

Resultados de Aprendizagem

O objectivo desta unidade curricular é promover, no estudante que a complete com sucesso, as competências que a seguir se enumeram.

Como resultado do processo de aprendizagem, o estudante:

1) Entende a linguagem e notação estatísticas;

2) Aborda os principais conceitos e métodos necessários à sumarização e interpretação de dados;

3) Elabora e executa testes estatísticos e interpreta os resultados;

4) Aplica técnicas estatísticas adequadas para apoio ao processo de decisão.

Programa

1. Estatística descritiva a uma dimensão.

2. Distribuições de probabilidade.

3. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Distribuições comuns discretas e distribuições comuns contínuas.

4. Intervalo de confiança para um parâmetro de uma população.

5. Testes de hipóteses para um parâmetro de uma população.

6. Testes não-paramétricos. Condições de aplicabilidade.

7. Regressão linear simples. Regressão linear múltipla.

Métodos de Avaliação

Frequência
  • - teste escrito - 100.0%
Exame
  • - testes escrito - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

R. Guimarães e J. Sarsfield Cabral, “Estatística”, McGraw-Hill, Lisboa (2007), 2ª ed.

B. Murteira, C.S. Silva, J.A. Silva e C.Pimenta, “Introdução à Estatística”, McGraw-Hill, Lisboa (2001).

D. Montgomery e G. Runger, “Applied Statistics and Probability for Engineers”, John Wiley

and Sons, Nova Iorque (2003).