Métodos de Ensino
Para a concretização dos objectivos da UC e conferência das competências previstas aos estudantes, o processo de aprendizagem assenta: no estudo de casos, acompanhado de um conjunto de instruções e ferramentas informáticas que levam o estudante a analisar cada caso, tirar conclusões e tomar decisões; na execução de trabalhos práticos de aplicação dos conceitos teóricos; na pesquisa bibliográfica necessária para complementar a informação obtida nas aulas.
Resultados de Aprendizagem
O objectivo desta unidade curricular é promover, no estudante que a complete com sucesso, as competências que a seguir se enumeram.
Como resultado do processo de aprendizagem, o estudante:
1) Entende a linguagem e notação estatísticas;
2) Aborda os principais conceitos e métodos necessários à sumarização e interpretação de dados;
3) Elabora e executa testes estatísticos e interpreta os resultados;
4) Aplica técnicas estatísticas adequadas para apoio ao processo de decisão.
Programa
1. Estatística descritiva a uma dimensão.
2. Distribuições de probabilidade.
3. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Distribuições comuns discretas e distribuições comuns contínuas.
4. Intervalo de confiança para um parâmetro de uma população.
5. Testes de hipóteses para um parâmetro de uma população.
6. Testes não-paramétricos. Condições de aplicabilidade.
7. Regressão linear simples. Regressão linear múltipla.
Métodos de Avaliação
- - teste escrito - 100.0%
- - testes escrito - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
R. Guimarães e J. Sarsfield Cabral, “Estatística”, McGraw-Hill, Lisboa (2007), 2ª ed.
B. Murteira, C.S. Silva, J.A. Silva e C.Pimenta, “Introdução à Estatística”, McGraw-Hill, Lisboa (2001).
D. Montgomery e G. Runger, “Applied Statistics and Probability for Engineers”, John Wiley
and Sons, Nova Iorque (2003).