Estratégia de Negócios

Conhecimentos de Base Recomendados

Saber as Funções do Gestor: Planear, Organizar, Motivar, Liderar e Controlar. Distinguir funções do gestor de
funções empresariais.

Métodos de Ensino

A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva da matéria com a necessária exemplificação prática, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução de diversos casos exemplificativos da vida real.

O objetivo destes trabalhos é triplo:

i) desenvolver a capacidade de resolução de problemas reais das organizações;

ii) familiarização do corpo discente com a aplicação do “Método do Caso”;

iii) potenciar as relações com outras disciplinas.

Para acelerar a compreensão das matérias e tornar as exposições mais atraentes serão utilizados meios audiovisuais diversos.

Resultados de Aprendizagem

A estratégia é indispensável para o sucesso das organizações. Para que se possa definir o caminho de futuro de uma organização, empresa ou outro tipo de instituição, é fundamental ter uma estratégia que assegure que se atingem os objetivos pretendidos e um excelente desempenho.

No âmbito da estratégia começa-se por efetuar o diagnóstico estratégico, avaliam-se as possibilidades estratégicas e escolhe-se aquela que for mais adequada à organização e mais ajustada às condições externas. Em seguida implementa-se a estratégia, controla-se o seu desenvolvimento, apuram-se os resultados ou objetivos que se estão a alcançar e, caso seja necessário, procedem-se a correções para que se obtenha o desempenho desejado.

No final desta disciplina os alunos devem ser capazes de:

– Efetuar um diagnóstico estratégico a uma empresa e, em especial:

– Realizar uma análise PESTAL;

– Aplicar o modelo das cinco forças de Porter;

– Construir e analisar a cadeia de valor de uma empresa;

– Analisar os recursos e competências de uma empresa;

– Identificar e caracterizar a estratégia seguida por uma empresa e verificar se cria ou não valor;

– Conceber uma estrutura para implementar a estratégia.

– Perceber o BSC como sistema de gestão da estratégia.

Programa

1. O que é a Estratégia?

2. Principias teorias da estratégia

2.1. Modelo I/O

2.2. Modelo dos Recursos e Capacidades (RBV)

3. O processo da gestão estratégica

3.1. As 5 tarefas da estratégia

3.2. Níveis de estratégia

4. A análise estratégica

4.1. Análise interna: Recursos e Capacidades e Cadeia de Valor

4.2. Análise externa

4.2.1. PESTAL

4.2.2. 5 Forças

5. A escolha da estratégia

5.1. A Matriz Produto-Mercado de Ansoff

5.2. As estratégias genéricas de Porter

6. Implementação da Estratégia

6.1 A estratégia como prática para desempenhos de excelência

6.2 O ajustamento da estrutura e da estratégia

6.3. Ação estratégica

6.3. Controlo da implementação da estratégia

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Silva, Gabriel & Silva, José Trovão; (2019); Estratégia: O Poder da Gestão Estratégica para Identificar, Explorar e Resolver Problemas; Editora Atual; (Bibliografia Fundamental)

Betz, Frederick; (2016); Strategic Thinking: A Comprehensive Guide Hardcover; Emerald Publishing  

David, Fred R. & David, Forest R.; (2017); Strategic Management: A Competitive Advantage Approach; 16ª Edition; Pearson

Dess Gregory et. al.; (2021); Strategic Management: Text and Cases; 10ª Edition; McGraw-Hill

Freire, Adriano; (2020); Estratégia: Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais; Bertrand Editora

Grant, Robert M.; (2016); Contemporary Strategy Analysis: Text and Cases; 9ª Edition; Wiley

Hitt, Michael A. et. al.; (2017); Strategic Management Concepts and Cases Competitiveness and Globalization; 12ª Edition; Cengage Learning

Lynch, Richard; (2018); Strategic Management; 8ª Edition; Pearson

Rothaermel, Robert; (2017); Strategic Management; 3ª Edition; McGraw-Hill

Scholes, Kevan et. al.; (2020); Exploring Strategy; 12ª Edition; Pearson

Teixeira, S.; (2020); Gestão Estratégica; 2ª Edição; Escolar Editora

Thompson, Artur et. al.; (2019); Crafting and Executing Strategy; 20ª Edition; McGraw-Hill

Tonelli, Marcello & Cristoni, Nicoló; (2019); Strategic Management and the Circular Economy; Routledge

Wheelen, Thomas L. et. al.; (2018); Strategic Management and Business Policy: Globalization, Innovation, and Sustainability; 15ª Edition; Pearson

Witcher, Barry J.; (2020); Absolute Essentials of Strategic Management; Routledge