Estratégia e Competitividade

Resultados de Aprendizagem

Conhecer e compreender o significado e evolução da estratégia empresarial: principais teorias e linhas de
investigação.
– Reconhecer e dominar os conceitos e a lógica do planeamento e pensamento estratégicos.
– Ser capaz de efetuar um diagnóstico estratégico.
– Identificar as opções estratégicas de uma empresa que permitem vantagens competitivas.
– Escolher e avaliar a estratégia.
– Ser capaz de implementar a estratégia com BSC que afirme e sustente a competitividade.

Programa

1. Estratégia empresarial: conceitos, evolução e principais teorias.
2. A análise estratégica e posicionamento: ambiente externo, interno e cultura e expectativas.
3. Escolha e avaliação da Estratégia.
4. Implementação da Estratégia com o BSC.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Jonhson, G., Scholes, K. e Whitthington, R. (2008) Exploring Corporate Strategy, Printice Hall 8ª Ed. (OB)
Barney, JB (2002) Gaining and Sustaining Competitive Advantage, Addison-Wesley Publishing Company, 3º Ed.
Kaplan, R. e Norton, D. (2001) Organização orientada para a estratégia, Campus, 15ª Ed., São Paulo.
Kaplan, R. e Norton D. (2009) Prémio de Execução, Actual Editora, Lisboa.
Kim, W. C. e Mauborgne, R. (2007) A Estratégia Oceano Azul, Actual Editora, Lisboa.
Mintzberg, H., Lampel, J., Queen, J. B. e Ghoshal, S. (2006), O processo da Estratégia, Bookman, 4ª Ed.
Rumelt, R. (2011) Good Strategy Bad Strategy, Profile Books.