Estudo de casos do Sistema Musculo-esquelético

Os alunos devem deter e demonstrar conhecimentos e sobre as matérias ministradas nas UCs da LIMR dos anos transactos. Esta UC pretende permitir aos alunos aprofundar, correlacionar e elaborar raciocínios acerca de conteúdos ministrados, como Anatomia, Fisiologia, Patologia e/ou metodologias Técnicas da áreas da Radiologia e Medicina Nuclear.

A leccionação permitirá explorar, descrever, explicar, avaliar e/ou transformar os conteúdos do programa. As aulas teórico-práticas visam analisar e ministrar conhecimentos das diferentes modalidades de imagem médica.

Na tipologia prática da UC os alunos deverão aplicar e avaliar os conhecimentos adquiridos na resolução de casos específicos e compreender o evento em estudo e ao mesmo tempo desenvolver teorias mais genéricas a respeito do fenómeno observado. Desenvolvimento da metodologia ade avaliação de casos clínicos num clima pedagógico de formação contínua, aplicando transdisciplinarmente os saberes integrados ao longo da formação anterior. Nesta componente avaliada o aluno deverá participar em todas as tarefas do método.

Serão ainda minstradas aulas de avaliação/discussão de imagens, com patologia, alusivas ao sistema em causa.

O aluno deve adquirir conhecimentos sobre:
• Diferentes modalidades de Imagem Médica do sistema Músculo-Esquelética em situação normal e patológica
• Identificação de sinais Imagiológicos e reconhecer as suas alterações.
O aluno deve adquirir aptidões para:
• Avaliar as alterações patológicas nas diferentes modalidades imagiológicas
• Proceder de acordo com o estabelecimento do diagnóstico e tratamento adequado dentro da equipa
multidisciplinar em que se insere.
O aluno deve adquirir competências para:
• Apoiar na seleção do exame imagiológico mais indicado para cada patologia
• Adequar o protocolo à informação clínica
• Identificar alterações imagiológicas
• Avaliar os resultados dos exames realizados
• Proceder de acordo com as Boas Práticas estabelecidas.

Sistema Músculo-Esquelético métodos de Imagem e sua aplicabilidade:
– Radiologia Geral
– Ecografia
– Tomografia Computadorizada
– Angiografia
– Ressonância Magnética

– SPECT
– PET-CT
– Câmara Gama
Sinais Imagiológicos no Sistema Músculo-Esquelético de patologias ósseas
dos tecidos moles e articulações no esqueleto axial e apendicular e seu enquadramento clinico.

Bibliografia Principal

Anatomia Humana da Locomoção – Esperança Pina J.A.;Lisboa; Lidel, 3ª Edição, 1999

Anatomia e Fisiologia – Seeley R, Stephens T, Tate P; Mosby, 3ª Edição, 1997.

Fundamentos de Orto-Traumatologia para Técnicos de Saúde – Silveira Sérgio J; Lusociência, 2005

Radiologia Ortopédica – Adam Greenspan, Rio de Janeiro, Guanabara Kogan, 2ªEdição, 1996

Noções Fundamentais de Imagiologia, Coord. Pisco J.M, Aires de Sousa L; Lisboa, Lidel 2003

Musculoskeletal Imaging: The Requisites (Requisites in Radiology) – B. J. Manaster, David A. May, and David G. Disler; 3ª Edição 2007