Estudo e Comportamento dos Solos

Recomenda-se que os alunos tenham frequentado a unidade curricular de Solos e Rochas do 1.º ano, 2.º semestre.

Nas aulas usa-se o método expositivo e inquisitivo durante a explicação dos assuntos teóricos e procede-se à resolução de exercícios em grupo e individualmente. Serão também realizados diversos ensaios laboratoriais com vista a aprofundar os conhecimentos adquiridos nas aulas teórico-práticas. Será também feito o acompanhamento dos alunos, através do esclarecimento de dúvidas, da resolução de exercícios e da orientação no tratamento dos resultados dos ensaios.

Objetivos: Conhecer e aplicar os conceitos relacionados com tensões, resistência, compressibilidade e permeabilidade dos solos.

Competências Genéricas: capacidade para aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos; resolução de problemas; adaptação a novas situações; capacidade trabalhar de forma autónoma e em equipa.

Competências Específicas: Conhecer os solos e os conceitos teóricos e práticos da Mecânica dos Solos e aplicá-los na resolução de problemas; calcular tensões nos maciços após a construção, assentamentos e tempos; fazer uso adequado dos parâmetros de resistência do solo; realizar ensaios para determinação dos parâmetros de resistência, de compressibilidade e de permeabilidade dos solos.

1. A água nos solos. Percolação

A água nos maciços rochosos e nos solos. Lei de Darcy. Coeficiente de permeabilidade. Percolação uni e bidimensional. Estado de tensão no maciço. Instabilidades de origem hidráulica. Impermeabilização de solos. Infraestruturas verdes urbanas.

2. Tensões nos solos

Estado de tensão num ponto do maciço. Pressão de água nos poros num maciço submerso. Princípio da tensão efetiva. Tensões de repouso e induzidas por forças exteriores.

3. Compressibilidade e consolidação de solos

Compressibilidade de solos granulares e finos. Importância do estado inicial de areias (densidade relativa e tensão efetiva inicial). Consolidação de estratos de argila. Solos normalmente e sobreconsolidados. Deformações verticais em solos: i) assentamentos imediatos; ii) assentamentos por consolidação primária; iii) assentamentos por consolidação secundária. Técnicas de aceleração da consolidação

4. Rotura de solos

Resistência ao corte de solos. Critérios de rotura de Mohr-Coulomb e de Tresca. Comportamento a curto e a longo prazo em argilas. Ensaios laboratoriais: ensaio na caixa de corte direto e ensaio triaxial corrente.

Bibliografia disponibilizada na plataforma Moodle pelos professores da disciplina:

Apresentações das aulas em Powerpoint.
Araújo Santos LM (2011). Caracterização e modelação do comportamento mecânico da areia de Coimbra sob
ações generalizadas. Projeto de tese apresentado para a obtenção do grau de Doutor em Engenharia Civil – ramo de Geotecnia. Universidade de Coimbra, Coimbra.

Araújo Santos LM, Coelho PALF, Taborda DMG (2016). Influência da variabilidade das propriedades físicas da areia de Coimbra na sua permeabilidade. 15.o Congresso Nacional de Geotecnia e 8.o Congresso Luso- Brasileiro de Geotecnia, Porto 20-23 de junho de 2016.

Comissão Europeia (2012). Orientações sobre as melhores práticas para limitar, atenuar ou compensar a impermeabilização dos solos.

Cruz F. (2018). Resistência ao corte. Elementos pedagógicos de Mecânica dos Solos. Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Coimbra.

European Commission (2012). Soil Sealing. Science for Environment Policy.

Fernandes CBAA (2016). Beneficiação de drenagem pluvial em bacias urbanas – Caso de estudo da bacia da ribeira de albufeira. Dissertação para obtenção de grau de mestre em Engenharia Civil. Instituto Superior Técnico, Lisboa.

Mooy, J de. (2016). Green Infrastructure Primer – A Delaware guide to using natural systems in urban, rural, and coastal settings. Delaware Division of Energy & Climate.

Moreira CMC (2008). Percolação bidimensional da água nos solos. Elementos pedagógicos de Fundações II. Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Coimbra.

Bibliografia disponível na Biblioteca do ISEC:

Das, B. M. (2006). Principles of Geotechnical Engineering. 6a edição, Ed Cengage Learning. USA. (7-8-170 (ISEC) – 15064)
Craig, R. F. (1977). Soil Mechanics. 6a edição, Ed. VNR International. London. (7-8-117 (ISEC) – 08635)
Fernandes, M. M.(2006). Mecânica dos Solos – vol. 1: Conceitos e Princípios Fundamentais. Ed. FEUP. Porto. (7-8-159 (ISEC) V.1º v. – 14004)

Folque, J. (1996). Introdução à Mecânica dos Solos. 2a edição, Ed. LNEC. Lisboa. (7-8-118 (ISEC) – 09058)