Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
6.1 MÉTODOS DE ENSINO
As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão na seguinte estratégia pedagógica:
– Exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Estudo e reflexão sobre teorias, obras e autores de referência;
– Desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
6.2 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:
– Avaliação contínua;
– Exame.
A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
– Exercício 1 – peso de 20% na avaliação global;
– Exercício 2 – peso de 30% na avaliação global;
– Exercício 3 – peso de 50% na avaliação global.
EXAME
– Componente teórica – peso de 40% na avaliação global do exame;
– Componente prática – peso de 60% na avaliação global do exame.
Resultados de Aprendizagem
3.1 Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre temas e designers contemporâneos;
3.2 Reconhecer o papel cultural do design na contemporaneidade;
3.3 Analisar e reconhecer casos de referência em design;
3.4 Desenvolver competências de avaliação em estudos de design.
Programa
4.1 Autores e obras contemporâneas de referência
4.1.1 Clássicos do design
4.1.2 Design e designers do século XXI
4.1.3 Marcas e fabricantes
4.2 Design e contemporaneidade
4.2.1 Design e artesanato
4.2.2 Arte, técnica e tecnologia
4.2.3 Sistemas de produção
4.3 Design e casos de referência
4.3.1 Design, estratégia e pensamento
4.3.2 Análise e interpretação de textos
4.3.3 Documentários e exposições
4.4 Estudo de design
4.4.1 Análise e avaliação de um projeto
4.4.2 Análise e avaliação de um produto ou contexto
4.4.3 Problematização e processo de redesign
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Componente teórica - 40.0%
- - Componente prática - 60.0%
- - Exercício 2 - 30.0%
- - Exercício 1 - 20.0%
- - Exercício 3 - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Antonelli, P. (2022). Design Emergency: Building a Better Future. Phaidon press limited
Burdek, B. (2015). Design: History, Theory and Practice of Product Design. Birkhauser
Clark, H. & Brody, D. (2009). Design Studies – A Reader. Nova Iorque: Berg.
De Moraes, Dijon (2010). Metaprojeto : o design do design. São Paulo : Blucher. 228 p.
Dupon, Olivier (2011). The new artisans : handmade designs for contemporary living. London : Thames & Hudson. 319 p.
Faggiani, Katia (2006). O poder do design : da ostentação à emoção. Brasília : Thesaurus. 136 p.
Flusser, V. (2010). Uma filosofia do design: a forma das coisas. Lisboa: Relógio D´Água.
Lupton, E. (2017). Design is Storytelling. Cooper Hewitt
Millman, D. (2021). Why design matters: Conversations with the world’s most creative people. Harper collins USA
Smith-Jackson, T., Resnick, L. & Johnson, K. (2019). Cultural ergonomics : theory, methods, and applications. Boca Raton : CRC Press.
Vilar, E. (2014). Design et al. Alfragide: Dom Quixote.