Ética e Deontologia

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A unidade curricular funciona em aulas teórico-práticas, combinando uma abordagem expositiva das matérias mais teóricas, acompanhadas por exemplos ilustrativos, com discussão e resolução de casos práticos. As metodologias de ensino–aprendizagem traduzem-se, assim, nas seguintes abordagens: teórico-expositiva; ativa; participativa; auto–estudo orientado pela/o docente; demonstrações em aula; trabalhos individuais / resolução de exercícios, em aula; e trabalhos em pequenos grupos, em aula.

Resultados de Aprendizagem

a) Enquadramento

A unidade curricular Ética e Deontologia ministrada ao 3.º ano (2.º semestre) da licenciatura em Secretariado de Direção e Administração apresenta-se como um corpo de conhecimentos abrangente e de banda larga. Tem por missão e espírito ir ao encontro das expetativas de um/a estudante de ciências empresariais do século XXI.

Visa evidenciar a importância social das funções de um profissional da área de Secretariado e Assessoria.

Pretende, ainda, apoiar o desenvolvimento pessoal do/a estudante e contribuir para a criação de uma base ampla de conhecimento estimulada pela iniciação à investigação.

Constitui também uma preocupação central da unidade curricular a consciencialização, por parte dos/as estudantes e futuros/as profissionais, da importância dos valores éticos, deontológicos, humanos e sociais, em ordem a uma cidadania ativa, ao exercício socialmente responsável de uma profissão e à construção de uma sociedade melhor e mais bem preparada para os desafios éticos da competitividade, progresso, alteração organizacional.

b) Objetivos

1. Contextualizar o fenómeno ético.

2. Identificar os principais conceitos teóricos relativos à ética, deontologia e moral.

3. Sensibilizar para a importância dos códigos éticos/deontológicos.

4. Sensibilizar para a importância e o respeito da ética nos negócios.

5. Dotar os/as estudantes de um corpo teórico-prático de conhecimentos sobre aspetos específicos de ética na área de Secretariado e Assessoria.

6. Garantir a confidencialidade e segurança da informação no exercício das funções de Secretariado e Assessoria.

7. Desenvolver a capacidade de comunicação dos/as estudantes.

8. Incentivar os/as estudantes a elaborar/redigir/construir com rigor académico um artigo escrito de  investigação/ensaio/research article/paper.

9. Fomentar a criatividade, o trabalho em grupo e as consultas bibliográficas autónomas e orientadas.

10. Fomentar o gosto pela valorização do conhecimento, no geral, e pela valorização do conhecimento empresarial, em particular.

c) Competências

1. Compreender a dimensão ética da prática de Secretariado e Assessoria.

2. Desenvolver uma prática profissional e ética no seu campo de intervenção.

3. Interiorizar conceitos de ética, deontologia e moral.

4. Demonstrar tomada de decisão ética nas situações da prática.

5. Valorizar o Código Deontológico da profissão de Secretariado e Assessoria.

Programa

PARTE I: Introdução e conceitos
I.1. Noções gerais sobre a ética
I.2. A ética e a moral
I.3. A cultura baseada em valores éticos
I.4. Noções gerais sobre a deontologia
I.5. Análise de casos e dilemas éticos

PARTE II: Ética na atividade profissional
II.1. Definições e objetivos
II.2. Exemplos de códigos de ética/códigos deontológicos de profissões reguladas
II.3. Necessidade de códigos de ética/códigos deontológicos nas profissões e nas organizações
II.4. A formação ética nas diversas instituições
II.5. Ética nos negócios
II.6. O papel da administração pública e do poder político

PARTE III: Análise de soluções práticas de normalização da profissão de Secretariado e Assessoria
III.1. Contributos para a ética e a deontologia do profissional de Secretariado e Assessoria
III.2. Ética em atividades de relações públicas e comunicação organizacional
III.3. A relevância das soft skills para o profissional de Secretariado e Assessoria
III.4. A ética e a evolução da profissão de Secretariado
III.5. Ética na gestão de conflitos nas organizações modernas
III.6. Ética na comunicação pessoal e organizacional
III.7. Ética na gestão do tempo
III.8. Principais práticas de Secretariado e Assessoria de uma organização portuguesa
III.9. Associativismo dos profissionais de Secretariado e Assessoria em Portugal

PARTE IV: Aspetos específicos – Estudo de casos práticos

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Principal

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Almeida, F. (2010). Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas. Cascais: Principia.
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Cunha, M. e al. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa. 8.ª Edição. Lisboa: RH Editora.
D’Elia B. e al. (2021). Excelência no Secretariado: a Importância da Profissão nos Processos Decisórios como Assessorar e Atingir Resultados Corporativos e Pessoais com Competência e Qualidade. eBook.
D’Elia B. e Amorim M. (2020). Excelência no Secretariado: a Importância da Profissão nos Processos Decisórios. eBook.
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Complementar

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Moreira, I. (2014). A Excelência no Atendimento . 4.ª edição atualizada. Lisboa: Edições Lidel – Edições Técnicas.
Nascimento, E. e Trabula, M. (2016). Elucidário de como Elaborar Documentos de Interesse Geral. 19.ª Ed. Coimbra: Edições Almedina.
Pedrosa, I. e Teixeira, M. P. (2000). Organização e Práticas de Secretariado. Lisboa: Universidade Aberta.
Pimentel, M. (Coord.) (1998). Enciclopédia da Secretária [3 volumes]. Setúbal: Marina Editores.
Rego, A. (2016). Comunicação Pessoal e Organizacional – Teoria e Prática (4.ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
Rego, A. (2019). Liderança – Humildade e Soberba. Lisboa: Edições Sílabo.
Rego, A. e Cunha, M. P. (2019). Que Líder Sou Eu? Manual de Apoio ao Desenvolvimento de Competências de Liderança (3.ª ed. rev. atualiz.). Lisboa: Edições Sílabo.
Rego, A., Cunha, M. P., Gomes, J., Cunha, R. C., Cabral-Cardoso, C. e Marques, C. A. (2015). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano (3.ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
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Vala, J. e Caetano, A. (2007). Gestão de Recursos Humanos (3.ª ed.). Lisboa: Editora RH.
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Vieira, A. M. e Vieira, P. (2014). Um Escritório sem Papel – Gestão Documental e Arquivo. Porto: Conselho Profissional de Secretariado (CPS).
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Vivien, G. e Arne, V. (1999). Guia Larousse da Secretária Perfeita. Lisboa: Edições CETOP.

Bibliografia Eletrónica

Association of Portuguese Professional Secretaries. http://www.asp-secretarias.pt.
Portuguese Association for Protocol Studies. http://www.aporep.com/.