Conhecimentos de Base Recomendados
Filosofia do nível do ensino secundário.
Métodos de Ensino
Os métodos (numa perspetiva construtivista) de ensino incluem:
– Exposição e debates.
– Game based learning – recorrendo a jogos sérios desenvolvidos para esta UC e potenciando o empenho, curiosidade e interesse dos estudantes nos conteúdos e análises, bem como o sentido crítico.
– Trabalhos e reflexões em grupo e individuais.
– Apresentações de trabalhos e defesas de argumentação públicas ou escritas.
– Consulta / pesquisa de documentos.
Em todas estas ferramentas, o estudantes está no centro do processo de ensino/aprendizagem, recorrendo-se essencialmente a metodologias ativas.
Resultados de Aprendizagem
- reconhecer e compreender a dimensão ética da ação da engenharia e da engenharia eletrotécnica
- conhecer e compreender os valores éticos
- conhecer os princípios éticos e deontológicos que estão definidos nos códigos deontológicos profissionais da área da Engenharia
- compreender a potencial abrangência das consequências (positivas e negativas) da ação da engenharia (incluindo a dimensão social, económica e ambiental) – macro-ética
- saber analisar critica e eticamente situações práticas (nível da deontologia/micro-ética aplicado à engenharia)
- saber argumentar e fundamentar a tomada de decisões alicerçadas na ética/deontologia profissional (nível da deontologia/micro-ética aplicado à engenharia)
- conhecer os princípios da ética para a sustentabilidade
Programa
- Introdução: conceitos de ética, moral, deontologia, valores, micro-ética e macro-ética
- O exercício profissional da engenharia eletrotécnica
- Princípios éticos e deontológicos que estão definidos nos Códigos Deontológicos Profissionais da área da Engenharia (análise prática):
- A engenharia enquanto profissão de confiança pública
- A responsabilidade no exercício profissional da engenharia
- A orientação e implementação no exercício profissional da engenharia
- Os deveres do engenheiro para com a comunidade
- Os deveres do engenheiro para com a entidade empregadora e para com o cliente
- Os deveres do engenheiro no exercício da profissão
- Os deveres recíprocos dos engenheiros
- Os valores éticos necessários ao exercício profissional da engenharia.
- Como fazer uma análise crítica e ética: exemplos práticos ao nível da deontologia/micro-ética
- Como estruturar uma fundamentação ética: exemplos práticos ao nível da deontologia/micro-ética
- Consequências (positivas e negativas) da ação da engenharia (incluindo a dimensão social, económica e ambiental)
- Os limites éticos da ciência e da tecnologia
- Ética para a sustentabilidade / ética da responsabilidade de Hans Jonas.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Rego, A. & Braga, J. (2017). Ética para engenheiros: desafiando a síndrome do vaivém Challenger. Lidel
Cota da Bibliotheca do ISEC:2-4-759 e 2-4-827
Stephen, J., Gostelow, J. P. & King, W. (2000). Engineering and society: challenges of professional practice. Prentice Hall
Cota da Bibliotheca do ISEC: 2-4-305
Código Deontológico e Ético da Ordem dos Engenheiros – disponível online
Código Deontológico da Ordem dos Engenheiros Técnicos – disponível online