Ética, integridade e transparência em organizações do setor social

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

 

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a:

i) sessões teórico-práticas, com uma componente expositiva inicial e de análise incidente na discussão dos conteúdos programáticos bem como da sua aplicação estratégica em contexto de organizações do setor social;

ii) sessões de discussão aplicadas com a possibilidade de discutir os conceitos adquiridos, nomeadamente ao nível do desenvolvimento de competências de carácter de aplicação prática e de planeamento, recorrendo a estudos de caso.

Avaliação Contínua:

2 Trabalhos individuais ou de grupo (a definir no início do semestre) com o peso de 50% cada.

Nota mínima de 7,5/20 em cada trabalho.

Por Exame:

Prova individual escrita a calendarizar na época prevista para exames (100%)

Válido para todas as épocas de exame. 

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa aprofundar o conhecimento (teórico e prático) sobre 1. as diferentes dimensões de um comportamento ético das /nas organizações do setor social, 2. na relação com os diferentes stakeholders, 3. sublinhando a importância de se adotarem procedimentos visando uma atuação socialmente responsável, 4. orientada pelos valores da colaboração, da entreajuda, do respeito pela dignidade do ser humano e promovendo uma cultura de responsabilização e de prestação de contas.

Programa

Capítulo I – Ética Aplicada às organizações do setor social

Capítulo II – Orientações para uma atuação sustentável

Capítulo III – Responsabilidade social organizacional das organizações do setor social e em parceria com entidades privadas

Métodos de Avaliação

Exame Final
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - trabalho de grupo - 50.0%
  • - trabalho individual - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Brand, T., Block, V., & Verweij, M. (2020). Stakeholder Dialogue as Agonistic Deliberation: Exploring the Role of Conflict and Self-Interest in Business-NGO Interaction. Business Ethics Quarterly, 30(1), 3–30. DOI: 10.1017/beq.2019.21

Eiró-Gomes, M. [org.](2017). Comunicação e Organizações da Sociedade Civil: conhecimento e reconhecimento. Plataforma Portuguesa das ONGD e ESCS-IPL.

Kunsch, M. [ed.] (2017). Comunicação, relações públicas comunitárias e terceiro setor. Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, 14(26).

Lin-Hi, N., Hörisch, J., & Blumberg, I. (2015). Does CSR Matter for Nonprofit Organizations? Testing the Link Between CSR Performance and Trustworthiness in the Nonprofit Versus For-Profit. Voluntas, 26, 1944-1974. DOI 10.1007/s11266-014-9506-6

Williams, A., & Taylor, J. (2013). Resolving Accountability Ambiguity in Nonprofit Organizations. Voluntas, 24, 559-580. DOI 10.1007/s11266-012-9266-0