Exame/Avaliação I

Conhecimentos de Base Recomendados

Ciências base: Anatomia e fisiologia

Métodos de Ensino

 Exposição dos conteúdos; análise e discussão dos conceitos e demonstração/exemplificação das técnicas com prática simulada entre os alunos.   

  Disponibilidade para atendimento ou marcação de alunos em gabinete ou ginásio para esclarecimentos de dúvidas ou explicitação de conceitos ou execução técnica.   

 

 

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade de ensino é direccionada para a aquisição de conhecimentos e destreza motora para a avaliação e
execução de técnicas da fisioterapia
Adquir o dominio da terminologia relacionada com os conceitos abordados:
Demonstrar capacidade para descrever e adequar os métodos e conceitos abordados
Descrever e identificar as estruturas anatomicas necessárias ao desempenho das técnicas de avaliação e
intervenção abordadas
Dominio na execução das técnicas de avaliação e intervenção abordadas
Capacidade para registar de forma completa e precisa.

Programa

Introdução à disciplina (2h)
1.O exame/avaliação e a sua relação com o ICF (1h)
2.O raciocínio clínico em fisioterapia (1h)
3.A avaliação e o diagnóstico em fisioterapia e o modelo de resolução de problemas (1h)
4.Exame/avaliação:
4.1Exame subjetivo (10h)
Obtenção dos seguintes dados:
Sócio demográficos genéricos; História social; Ocupação; Crescimento e desenvolvimento; Meio ambiente; Estado
de saúde geral; Hábitos sociais/saúde; História familiar; História médica/cirúrgica; Condições atuais/principais
queixas; Estado de saúde funcional e nível de atividade; Medicação; Outros testes clínicos.
4.2Exame objetivo (60h)
4.2.1Examinar doentes/clientes realizando uma revisão de sistemas que pode incluir rastreios dos Sistemas
cardiovascular/pulmonar; musculosquelético; neuromuscular, tegumentar e a avaliação da comunicação, estado
emocional, cognição, linguagem, e estilo de aprendizagem
4.2.2Testes e medidas

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Primária

APTA (2001), GUIDE TO PHYSICAL THERAPIST PRACTICE, PHYSICAL THERAPY, VOL.81(1), JAN
DANIELS, L & WORTHINGHAM, C (1986). MUSCLE TESTING: TECHNIQUES OF MANUAL EXAMINATION (5TH ED.).
PHILANDELPHIA: SAUNDERS COMPANY.
GALLEY, PM & FOSTER, AL (1987). POSTURE. IN HUMAN MOVEMENT (2ND ED.). MELBOURNE: CHURCHILL
LIVINGSTONE. (PP.: 86-97).
KENDALL, FP & MCCREARY, EK (1986). MÚSCULOS: PROVAS E FUNÇÕES (3ª ED.). SÃO PAULO: MANOLE.
NORKIN, CC & LEVANGIE, PK (1992). JOINT STRUCTURE & FUNCTION – A COMPREHENSIVE ANALYSIS.
PHILADELPHIA: FA DAVIS.
NORKIN, CC & WHITE, DJ (1997). MEDIDA DO MOVIMENTO ARTICULAR – MANUAL DE GONIOMETRIA (2ª ED.).
PORTO ALEGRE: ARTES MÉDICAS.
PETTY, N; MOORE, A; NEUROMUSCULOSKELETAL EXAMINATION AND ASSESSMENT – A HANDBOOK FOR
THERAPISTS, CHURCHILL LIVINGSTONE, 2ª ED (2001)
MAGEE, DJ (2005) ORTHOPEDIC PHYSICAL ASSESSMENT ENHANCED EDITION, WB SAUNDERS, PHILADELPHIA,
PA.

Bibliografia Secundária

JONES, M. (1995), CLINICAL REASONING AND PAIN; MANUAL THERAPY, 1: 17-24