Farmacologia II

Conhecimentos de Base Recomendados

Anatomofisiologia I e II, Biologia Celular e Molecular, Bioquímica, Química Orgânica, Química dos Fármacos, Farmacologia I 

Métodos de Ensino

Os conteúdos respeitantes aos módulos 1-6 capitalizam conhecimento fundamental das ciências farmacológicas que é aplicado à resolução de casos reais, com desenvolvimento do raciocínio analítico e crítico em Farmacologia. O módulo 7 preconiza a aplicação objetiva do conhecimento em situações de maior complexidade, com desenvolvimento de competências farmacológicas nas suas dimensões práticas e reforço de aptidões de comunicação oral e escrita. As metodologias de ensino (ME) selecionadas combinam estratégias de inovação pedagógica através de momentos de aprendizagem ativa, centrada no estudante, tendo em vista a promoção da trilogia do conhecimento nas suas dimensões: saber-saber (conhecimentos), saber-fazer (aptidões) e saber-ser (competências).
Matriz teórica (T):
ME1 – Ensino expositivo interativo através de meios audiovisuais adequados, com momentos ativos de aprendizagem individual centrados na resolução de problemas farmacológicos para aplicação do conhecimento: Plataforma Mentimeter (Wordcloud, Q&A, Multiple Choice, Ranking tools)
ME2 – Ensino expositivo interativo através de meios audiovisuais com momentos ativos de aprendizagem em grupo centrados na análise e discussão de artigos científicos da área para aplicação do conhecimento: Atividades Jigsaw
ME3 – Ensino expositivo interativo através de meios audiovisuais com momentos ativos de aprendizagem em grupo centrados na análise e discussão de artigos científicos da área para aplicação do conhecimento: Atividades Think-Pair-Share
Matriz prática (P):
ME4 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação com o desenvolvimento de competências de análise e resolução de casos práticos em ensaios clínicos
ME5 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação através do desenho, em grupo, de um protocolo de ensaio clínico com identificação do comparador e estabelecimento de estudos de não-inferioridade, equivalência e superioridade
ME6 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação através da participação de experts na matéria, em palestras organizadas para o efeito
ME7 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação com a conceptualização e desenvolvimento, em grupo, de um Infográfico explicativo de cada projeto através da plataforma Canva
ME8 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação com a apresentação do projeto desenvolvido em grupo, em formato Pitch, tendo em vista o ganho de competências de comunicação oral em ciências farmacológicas

Resultados de Aprendizagem

Finda a unidade curricular, espera-se ter capacitado os alunos para:
C1 – Interpretar os mecanismos de ação de moléculas farmacologicamente ativas, competentes para modular: i) sistema cardiovascular e renal, ii) hemóstase, iii) sistema endócrino, iv) sistema digestivo, v) antimicrobianos, vi) antineoplásicos
C2 – Contextualizar a origem de efeitos adversos e interações medicamentosas das moléculas em apreço, aplicando algoritmos de pensamento sistémico e reconhecendo como sistemas fisiológicos complexos são modulados em diferentes domínios
C3 – Aplicar o processo de investigação e desenvolvimento de medicamentos na sua fase clínica, selecionando os protocolos adequados, com foco na vertente farmacológica
C4 – Raciocinar analítica e criticamente, com domínio de estratégias de comunicação oral e escrita nas ciências farmacológicas

Programa

1. Farmacologia do sistema cardiovascular e renal
1.1. Antiarrítmicos
1.2. Bloqueadores beta
1.3. Moduladores do eixo renina-angiotensina-aldosterona
1.4. Diuréticos
1.5. Nitrovasodilatadores
2. Fármacos que modulam a hemóstase
2.1. Antiagregantes plaquetares
2.2. Anticoagulantes
2.3. Fibrinolíticos
2.4. Antifibrinolíticos
2.5. Antianémicos
3. Farmacologia do sistema endócrino
3.1. Moduladores dos eixos hipotálamo-hipófise-gónadas/glândula adrenal
3.2. Moduladores de síndromes metabólicos
3.3. Moduladores da remodelação óssea
4. Modificadores do aparelho digestivo
4.1. Antagonistas H2
4.2. Inibidores da bomba de protões
4.3. Anticolinérgicos
4.4. Agonistas das prostaglandinas
4.5. Antiácidos
5. Antimicrobianos
5.1. Antibacterianos
5.2. Antifúngicos
5.3. Antivíricos e anti-helmínticos
5.4. Mecanismos de resistência
6. Fármacos antineoplásicos
6.1. Fármacos alquilantes
6.2. Fármacos antimetabolitos
6.3. Fármacos moduladores da tubulina/toposiomerase
6.4. Imunomoduladores
6.5. Mecanismos de resistência
7. O processo de investigação clínico em Farmacologia
7.1. Ensaios Clínicos (Fase I-III)
7.2. Avaliação e Autorização de Introdução no Mercado
7.2. Estudos de Vigilância Pós-Comercialização (Fase IV)

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia primária:
– Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas, 5a edição. Coordenado por S. Guimarães, D. Moura e P. Soares da Silva. Porto Editora, 2006.
– Basic & Clinical Pharmacology, de Katzung, 10a edição, editado pela McGraw-Hill.
– Goodman and Gilman’s. The Pharmacological Basis of Therapeutics, 10a edição. Editado por A. G. Gilman et al. Pergamon Press.
– Guide to drug development: a comprehensive review and assessment, 1ª edição. Spilker, Bert 2009. Wolters Kluwer Health/Lippincott Williams & Wilkins. 1st edition.
Bibliografia secundária:
– Apontamentos
– Artigos científicos indexados à Medline
– Clinical trials guidelines, EudraLex – Volume 10