Conhecimentos de Base Recomendados
São aconselháveis conhecimentos de Biologia Celular e Molecular.
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos seguem práticas internacionalmente aceites para uma unidade curricular com os objetivos propostos.
Na exposição geral das matérias nas aulas teórico-práticas são apresentados exemplos de aplicação da matéria, sempre que adequado.
Discussão dos fundamentos dos trabalhos experimentais a realizar (no início das aulas experimentais) e dos resultados obtidos e sua interpretação (no final das aulas). Na componente teórico-prática, será proporcionado um espaço de discussão sobre os temas em estudo e respetiva aplicação noutros contextos, sendo os estudantes incentivados a procederem a uma leitura prévia da bibliografia recomendada.
Durante o plano de contingência COVID-19, as aulas terão caráter não presencial, sendo disponibilizado aos alunos a aula, vídeos elucidativos e trabalhos que ajudem a entender os temas abordados.
Componente teórico-prática, que inclui uma componente laboratorial por módulo e discussão de artigos científicos.
A Unidade Curricular encontra-se organizada em Módulos com ponderações iguais na componente Teórico-Prática (50% cada):
Módulo I: Transporte Membranar (50%);
Módulo II: Sinalização Celular (50%).
Resultados de Aprendizagem
O objetivo principal da unidade curricular é dar a conhecer os mecanismos de transporte celular ao nível das membranas biológicas e as suas implicações ao nível do metabolismo celular. A comunicação celular e as alterações que ocorrem ao nível das células, tecidos e do organismo na presença de ligandos (extracelulares), como as diferentes classes de neurotransmissores, hormonas, fatores de crescimento e fatores de morte, será abordada, permitindo aos estudantes perceber a comunicação celular e o efeito de alguns fármacos, visando uma integração de conhecimentos com a interpretação de algumas situações do seu quotidiano. A nível pessoal permite desenvolver capacidades de aprendizagem autónoma e de espírito crítico.
Programa
1. Transporte Membranar:
1.1. Transporte passivo
– Coeficientes de partição e Ionóforos (classes, aplicações experimentais);
– Canais iónicos;
– Potenciais eléctricos membranares (Expressão de Nernst e Equação de GHK);
– Transportadores de glucose;
1.2. Transporte activo primário e secundário
– ATPases (classificação, funções e patologias) e transportadores ABC;
1.3. Interiorização celular de macromoléculas: endocitose (fagocitose, pinocitose e endocitose mediada por receptores) e exocitose.
2. Sinalização Intercelular:
2.1.Comunicação intercelular (endócrina, parácrina, autócrina e comunicação por proteínas superficiais);
2.2. Especificidade do receptor;
2.3. Classificação de hormonas e seu modo de ação;
2.4. Classificação de neurotransmissores e seu modo de ação;
2.5. Segundos mensageiros intracelulares;
2.6. Noções de morte celular. Cascata apoptótica;
2.7. Neoplasias.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
LODISH, H., BERK, A., KAISER, C.A., KRIEGER, M., BRETSCHER, A., PLOEGH, H., AMON, A. & MARTIN, K.C. “Molecular Cell Biology” 8th Edition, W.H. Freeman & Co (New York, USA), 2016. ISBN: 978-1464183393
ALBERTS, B., JOHNSON, A., LEWIS, J., MORGAN, D., RAFF, M. “Molecular Biology of the Cell” 6th Edition, Garland Science (USA), 2014. ISBN 978-0815344322.
COOPER, G. & HAUSMANN, R.E. “The Cell – a Molecular Approach” (5th Ed) Sinauer Associates Inc. Publisheres, USA, 2006. ISBN: 978-0878933006
Artigos científicos indicados pela docente, abordando os temas lecionados.