Conhecimentos de Base Recomendados
Biologia
Métodos de Ensino
1. Leccionação de aulas teórico-práticas;
2. Execução de trabalhos práticos: 1) no campo (colheita de material vegetal); 2) em laboratório (processamento de semente, pólen) e 3) em viveiro (propagação de plantas por via seminal e vegetativa).
Componentes a classificar e instrumentos de avaliação: a realização de minitestes (5 a 6 minitestes) durante o período letivo
Resultados de Aprendizagem
Esta Unidade Curicular tem como objectivo habilitar o aluno de conhecimento sobre:
Módulo 1) As metodologias e as técnicas associadas à reprodução e propagação de plantas florestais, assim como conhecer as condições necessárias para a certificação do material de base e material florestal de reprodução.
Módulo 2) As bases fisiológicas e morfológicas do crescimento e desenvolvimento das árvores florestais e suas relações com as práticas de intervenção silvícolas, assim como conhecer o efeito dos factores ambientais no balanço de carbono e a resposta das árvores aos factores do meio: luz, temperatura, água e nutrientes;
Programa
Módulo 1 – Propagação de plantas florestais: (1) a gestão de áreas produtoras de semente / material de base; (2) os métodos e técnicas para colheita, processamento e conservação de semente; (3) os métodos e técnicas de produção de plantas florestais/ material florestal de reprodução; (4) as regras e boas práticas para armazenamento e aplicação de produtos fitofármacos; (5) a avaliação da qualidade e certificação; (6) as condições para acondicionamento e transporte e (7) a avaliação à plantação.
Módulo 2 – As bases fisiológicas e morfológicas do crescimento e desenvolvimento das árvores, e as suas relações com as práticas de intervenção silvícola: (1) o crescimento e desenvolvimento das árvores florestais, quanto ao crescimento em altura, em diâmetro e no desenvolvimento dos sistemas radicais; (2) o efeito dos factores internos e ambientais e a resposta na distribuição dos fotoassimilados e (3) o efeito das práticas culturais na produtividade, qualidade e sustentabilidade.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Módulo 2: 1) Minitestes teórico/práticos (80%); e 2) avaliação do desempenho na atividade e relatório práticos (20%) - 50.0%
- - Módulo 1: 1) Minitestes teórico/práticos (80%); e 2) avaliação do desempenho na atividade e relatório práticos (20%) - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
CENASEF – CENTRO NACIONAL DE SEMENTES FLORESTAIS (2018). Sementes de Árvores e Arbustos Florestais. http://www2.icnf.pt/portal/florestas/gf/ps/cenasef/catalogo-sementes
Dumroese, R. Kasten; Luna, Tara; Landis & Thomas, D. (2009). Nursery manual for native plants: A guide for tribal nurseries – Volume 1: Nursery management. Agriculture Handbook 730. Washington, D.C.: U.S. Department of Agriculture, Forest Service. 302 p.
Hartman, H.T.; Kester, D.E.; Davies, F.T. & Geneve, R. (2001). Plant propagation: principles and practices, 7th ed. Prentice-Hall, Inc., New Jersey. ISBN 13: 9780136792352
Paiva, V., Correia, C. & Sande Silva, J. (2010). A regeneração artificial em ações de reabilitação pós-incêndio. In: Moreira, F., Catry, F.X., Sande Silva, J., Rego, F. (Eds.), Ecologia do fogo e gestão de áreas ardidas. ISA Press, Lisboa, pp. 253-288.
Pallardy, S.G. (2008). Physiology of Woody Plants (3th Ed.). San Diego: Academic Press. ISBN: 978-0-12-088765-1
Ribeiro, D., Ribeiro, H., & Louro, V. (2001). Produção em viveiros florestais. DGDRural/DDTI, Lisboa
Legislação aplicável.