Formação em Contexto de Trabalho

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

No âmbito da FCT, o formando deve elaborar um relatório individual onde apresentará de forma crítica uma atividade desempenhada em contexto profissional reveladora da aplicação de conhecimentos e de competências apreendidas nas restantes unidades curriculares do curso.

Resultados de Aprendizagem

  1. Capacitar para análise e aplicação dos normativos legais em vigor no quadro do ordenamento do território e urbanismo, seja no quadro dos direitos reais e registais.
  2. Capacitar para análise e aplicação dos normativos legais em vigor no quadro dos direitos reais e registais.
  3. Interpretar e compreender os instrumentos de gestão territorial.
  4. Introduzir os conceitos básicos de geodesia, sistemas de referência e projeções cartográficas.
  5. Introduzir noções de cartografia, interpretação e análise de cartas topográficas.
  6. Transmitir conhecimentos que permitam a realização de levantamentos topográficos (métodos clássicos e técnicas de posicionamento).
  7. Capacitar para o manuseamento de diversos tipos de equipamento topográfico.
  8. Capacitar para a análise, manipulação e tratamento de informação geográfica em suporte digital.
  9. Introduzir os conceitos e funcionalidades do SNIC.
  10. Capacitar para a conceção, modelação e integração de dados no contexto de uma operação de execução de cadastro predial. 

Programa

A formação em contexto de trabalho realiza-se tendo por base critérios de idoneidade, bem como de adequabilidade das atividades desempenhadas em contexto profissional, reveladoras da aplicação de conhecimentos e de competências apreendidas nas restantes unidades de formação do curso.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação do Estágio
  • - Avaliação do desempenho do aluno em contexto de trabalho, a efetuar pelo supervisor - 30.0%
  • - Avaliação do relatório de estágio, a efetuar por um painel de professores, incluindo o orientador - 30.0%
  • - Avaliação da apresentação e defesa do relatório de estágio, a efetuar pelo mesmo painel de professores que avalia o relatório - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia específica condicionada às atividades desenvolvidas e à resolução dos diversos problemas encontrados ao longo da formação em contexto de trabalho.