Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A unidade curricular será lecionada em aulas teórico-práticas, baseadas na apresentação e discussão de modelos da teoria musical, na análise, transcrição e execução de exemplos auditivos que poderão ser
apresentados, sobretudo, sob a forma de exemplos áudio e partituras musicais.
A avaliação é contínua e baseada em trabalhos realizados nas aulas, bem como nos resultados dos diversos momentos formais de avaliação. Todos os momentos formais de avaliação (testes) terão duas componentes: uma escrita e uma oral. Ponderação avaliativa: Qualidade da participação nas aulas: 20% Avaliações escritas: 40 % Avaliações orais: 40%
Avaliação por exame: Parte escrita: 50%; Parte oral 50%.
Resultados de Aprendizagem
1. Consolidar e uniformizar conhecimentos anteriormente adquiridos;
2. Ler, reconhecer, escrever e entoar/executar uma partitura musical, obedecendo a padrões de escrita diversificados;
3. Reconhecer e relacionar e operacionalizar estruturas melódicas com estruturas harmónicas;
4. Ampliar as destrezas sensoriais auditivas ao nível rítmico, melódico e tímbrico;
5. Identificar auditivamente sequências harmónicas num contexto modulatório, com principal ênfase para a estética jazzistica;
6. Realizar e analisar improvisações básicas, de acordo com diversos padrões;
7. Realizar análise formal;
Programa
1. Melodia – Utilização contemporânea das diversas organizações modais- Principais estruturas de organização melódica e suas aplicações nos diversos contextos da música popular do século XX. (ampliação de conhecimentos).
2. Duração – Principais estruturas de organização rítmica (ampliação de conhecimentos).
3. Harmonia – Acordes de 11a e 13a – Progressões harmónicas em jazz
4. Improvisação – Introdução à improvisação: contextualização- técnicas de improvisação;
5. Timbre – Reconhecimento auditivo do papel de cada instrumento nas diversas configurações instrumentais convencionais e não convencionais;
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Avaliações orais - 40.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Avaliações escritas - 40.0%
- - Parte escrita - 50.0%
- - Parte oral - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
BENNETT, Roy (1995). Como ler uma partitura. Cadernos de música da Universidade de Cambridge. Rio de Janeiro: Jorge Zahar
BERKOWITZ, S; FONTRIER, G.; KRAFT, L. (1986). A New Approach to Sight Singing. Third edition. New York: Norton & Company
EDLUND, Lars (1963). Modus Novus. Stockolm: Edition Wilhelm Hansen
FONTAINE, F. (1955) Elements Pratiques du Rythme Mesure. Paris: Editions Henry Lemoine
GEROU, T.; LUSK, L. (2000). Essential Dictionary of music notation. Alfred Publishing
PROSSER, S. (2000). Essential Ear Training. Boston: Berklee Press
RADLEY, Roberta (2005). Harmonic Ear Training. Boston: Berklee Press
ZAMACOIS, J. (1987). Teoría de la música: dividida en cursos. Barcelona : Labor. 2 vol .