Francês II (Línguas Estrangeiras II)

Esta unidade curricular destina-se a estudantes que possuam conhecimentos básicos de francês ao nível A1.

O nível a atingir será o nível A2, em conformidade com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Curso orientado para a prática oral e, mais rigorosamente, para a prática escrita, integrando também um aspecto cultural na sua dimensão francófona.

Especialmente recomendado para estudantes que participam em programas de intercâmbio com países francófonos.

Exposição de conteúdos gramaticais e vocabulário;

Realização de fichas de trabalho / consolidação de conhecimentos, de modo a desenvolver a compreensão/expressão oral e escrita, com exercícios de natureza diferente (associação / correspondência / preenchimento de frases / textos / questionários de verdadeira / falsa / questionários de múltipla escolha / questionários de pergunta/resposta);

Observação / descrição oral de imagens;

Audição de textos e visualização de vídeo;

Conversa didáctica / “jeu de rôle”;

Trabalho de pares/grupo.

Adquirir conhecimentos básicos em francês.

No final da unidade curricular, os alunos devem ter competências suficientes para manter diálogos, quer ao telefone quer em estabelecimentos comerciais, expressando os seus desejos, fornecendo e solicitando informações ou programando eventos. Devem também ser capazes de escrever pequenas cartas formais ou notas curtas e utilizar corretamente os tempos verbais propostos para este nível.

– Competência oral: compreensão e expressão orais, a partir de documentos contemporâneos do mundo francófono~.

– Competência escrita: domínio do léxico da especialidade, bem como das estruturas básicas e complexas do discurso, em diferentes tipologias de documentos.

Gramática
Pronoms personnels; verbes au présent; futur proche; au passé composé; participes passés; imparfait; prépositions de lieu; adjectifs; adverbes; pronoms COD; comparatifs.

Vocabulário
Heure; nombres; indicateurs de temps; expression de la cause, expression de l’obligation; expression d’un souhait; dire la chronologie.

Compreensão Textual
Comprendre des phrases isolées, expressions fréquemment utilisées sur des domaines immédiats de priorité (informations personnelles et familiales simples, achats, environnement proche, travail).

Competência Auditiva
Peut communiquer lors de tâches simples et habituelles ne demandant qu’un échange d’informations simple et direct sur des sujets familiers et habituels.

Escrita Académica e Comercial
Peut rédiger un mél simple ou une lettre formelle simple.

Oralidade
Peut décrire avec des moyens simples sa formation, son environnement immédiat et évoquer des sujets qui correspondent à des besoins immédiats.