Fruticultura e Viticultura II

Não se aplica

Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta:

1. Em aulas teórico-­práticas em que o professor transmite conceitos teóricos, seguidos de aplicação prática por parte do aluno

2. Em aulas práticas realizadas nos pomares e nas vinhas onde o aluno acompanha as diferentes culturas e onde executa as principais práticas culturais usadas em Fruticultura e em Viticultura na época Outono­-Inverno.

1.Projetar a instalação de um pomar e de uma vinha

2.Conhecer as vias de obtenção de material vegetal

3.Conhecer as diferentes técnicas culturais realizadas em vinhas e pomares em Outono-­Inverno

4.Explicar a importância da correta utilização dos sistemas de condução em fruteiras e videiras na produção

Módulo 1

1 Principais fatores a ter em conta aquando da instalação de um pomar e de uma vinha

2 Método de preparação do solo de acordo com as suas características

3 Compassos, densidade e disposição de plantação em diferentes situações

4 Técnicas de plantação

Módulo 2:

1 Formas de obtenção de material vegetal

2 Principais porta­-enxertos das diferentes fruteiras e da videira

3 Diferentes técnicas de enxertia

4 Escolha do melhor simbionte em cada situação

5 Importância da utilização de material de propagação de qualidade

Módulo 3:

1 Conceitos, princípios, teorias e terminologia da poda, da empa e dos sistemas de condução

2 Repercussão das operações de poda sobre a fisiologia das árvores e das videiras

3 Limitações edafo-­climáticas na escolha dos sistemas de condução

4 Diferentes técnicas de poda e empa 5 Correta utilização dos sistemas de condução, poda e empa com a economia de uma exploração frutícola e/ou vitícola

Avaliação Continua
  • - Módulo 3:Teste escrito (50%)? Execução de diferentes tipos de poda e empa em fruteiras e videiras (50%) - 40.0%
  • - Módulo 1: Teste escrito - 25.0%
  • - Módulo 2 : Teste escrito (80%)? Execução de diferentes tipos enxertias (20%). - 35.0%
Avaliação por exame
  • - O exame escrito contempla todos os conteúdo teóricos e provas práticas - 100.0%

AGUSTI, M. – Fruticultura. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa, 2004.

CARBONNEAU, A. ; CARGNELLO, G.  – Architectures de la vigne et systèmes de conduite. Ed. Dunod. Paris. 2003.

ESCOBAR, R.F. – Plantaciones frutales. Planificación y diseño. (3º Ed). Madrid: Mundi-Prensa, 2019.

FIDEGHELLI, C. – Manual do podador. Lisboa: Editorial Presença, 1991.

GARNER, R.J. – Manual del enjertador. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa, 1987.

HUGLIN, P. SCHNEIDER, C. – Biologie et Écologie de la Vigne. (2ª Ed.). Paris : Lavoisier, 1995.

MAGALHÃES, N. – Tratado de viticultura. (2ª Ed.). Esfera Poética, 2015.

NAMESNY, A., et al. –  Tecnología hortícola mediterrânea – Evolución y futuro: Viveros, frutales, hortalizas y ornamentales. Valencia, Espanha: SPE 3, 2022.

PALLÁS, R.C. – Manual do enxertador. Lisboa: Editorial Presença, 1987.

REYNIER, A. – Manual de Viticultura. Lisboa: Edições Europa-Amárica. 1986.

SILVA, A. – Enxertias. Manual Técnico para amadores e profissionais. Agrobook. (2ª Ed.). Porto, 2016.

VELARDE, F.G. – Tratado de Arboricultura Frutal. Madrid: Mundi-Prensa, 1989, Vol. III.

VELARDE, F.G. – Tratado de Arboricultura Frutal. Madrid: Mundi-Prensa, 1991, Vol. IV.

VELARDE, F.G. – Tratado de Arboricultura Frutal. Madrid: Mundi-Prensa, 1997, Vol. V.