Fundações e Suporte de Terras

Conhecimentos de Base Recomendados

Nada.

Métodos de Ensino

Nas aulas usa-se o método expositivo e inquisitivo para explicação dos assuntos teóricos e haverá resolução individual e em grupo de exercícios simples.
Os alunos devem realizar um trabalho de pesquisa com realização de relatório e apresentação oral, o qual poderá ser realizado em grupo. Há acompanhamento dos alunos, através do esclarecimento de dúvidas, resolução de exercícios e orientação dos trabalhos de pesquisa. Realizar-se-ão visitas de estudo sempre que possível. Em algumas aulas os alunos assistem a demonstrações de ensaios in situ e realizam, apresentam e defendem publicamente os trabalhos de pesquisa.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: Tecnologia de estruturas de suporte de terras e fundações.

Competências Genéricas: Aplicação de conhecimentos e compreensão; Realização de julgamento e tomada de decisão; Autoaprendizagem; Trabalho em equipa; Comunicação escrita e oral.

Competências específicas: Analisar e compreender o funcionamento de fundações e estruturas de suporte de terras. Reconhecer, diagnosticar e prevenir patologias estruturais e geotécnicas em construções, ao nível das fundações e do suporte de terras.

Programa

1. Impulsos de terras: Estado de tensão de repouso. Estados de equilíbrio limite. Método de Rankine. Teoria de Boussinesq e tabelas de Caquot-Kérisel. Método de Coulomb e construção de Culmann.

2. Estruturas de suporte: Tipos de estruturas de suporte. Cortinas flexíveis. Estabilidade de muros de suporte. Método clássico e Eurocódigo 7. Drenagem.

3. Fundações superficiais: Definição e classificação das fundações. Tipos de rotura. Mecanismos de rotura e teorias de rotura plástica. Capacidade de carga. Método clássico e Eurocódigo 7. Assentamentos. Tipos de assentamentos e sua avaliação. Ensaios laboratorias para obtenção de parâmetros.

4. Fundações profundas: Tipos de fundações profundas. Métodos construtivos. Capacidade de carga de uma estaca isolada. Carregamento horizontal de estacas.

5. Ensaios in situ: Ensaios de penetração dinâmicos e estáticos. Ensaios de carga em placa e em fundações. Ensaios pressiómétricos e dilatométricos. Ensaios sísmicos. Correlações com parâmetros mecânicos dos solos.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Documentos produzidos pelo docente.