Fundações II

Conhecimentos de Base Recomendados

Mecânica dos Solos.

Métodos de Ensino

Nas aulas Teórico-Práticas usa-se o método expositivo e inquisitivo para explicação dos assuntos teóricos e haverá resolução individual e em grupo de exercícios. Os alunos devem realizar um projeto individual de estabilidade dum talude através de software especializado e um ensaio laboratorial de compactação realizado por grupos de 2/3 alunos. Nas aulas Tutoriais a metodologia é por competências. Treina-se a aplicação do software e há acompanhamento dos alunos, através do esclarecimento de dúvidas, resolução de exercícios e orientação dos trabalhos práticos. Realizar-se-ão visitas de estudo quando possível. Nas aulas Práticas Laboratoriais os alunos realizam ensaios trabalhando em equipa, e assistem a demonstrações em modelos reduzidos de percolação em solos.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos da unidade curricular são a tecnologia e o dimensionamento de escavações, aterros, percolação de água nos solos, rebaixamentos de nível freático e estruturas de solo reforçado. Competências Genéricas: Aplicação de conhecimentos e compreensão; Realização de julgamento e tomada de decisão; Auto-aprendizagem; Análise e interpretação de resultados. Competências específicas: Analisar e dimensionar estruturas e obras geotécnicas, nomeadamente taludes naturais de aterro e de escavação, compactação, percolação de água, solo reforçado e utilização de geossintéticos. Utilizar software para análise de estabilidade de obras geotécnicas. Reconhecer, diagnosticar e prevenir patologias em obras de terra. Competências para projeto, fiscalização, condução e reparação de obras em terra.

Programa

  1. Percolação em solos. Introdução. Permeabilidade e Lei de Darcy. Carga hidráulica. Percolação unidimensional ascendente e descendente. Influência da percolação nas tensões neutras e efetivas. Coeficiente de permeabilidade equivalente em maciços estratificados. Percolação bidimensional. Redes de fluxo em maciços com isotropia de permeabilidade. Equação do escoamento. Determinação do caudal. Determinação do estado de tensão no maciço. Redes de fluxo em maciços com anisotropia de permeabilidade. Instabilidade de origem hidráulica. Gradiente hidráulico crítico, erosão interna e levantamento hidráulico.
  2. Estabilidade de taludes. Introdução. Tipos de taludes. Evolução geomorfológica dos taludes. Erosão. Movimentos de terrenos. Influência da geologia dos terrenos na estabilidade dos taludes. Litologia. Descontinuidades. Condições hidrogeológicas. Causas de instabilização de taludes. Causas externas e internas. Obras de estabilização. Taludes infinitos: solo puramente friccional seco; solo puramente friccional com percolação paralela à superfície; solo coesivo. Verificação da segurança de acordo com o Eurocódigo 7. Superfícies de deslizamento circulares. Mecanismo de rotura. Análise em tensões totais. Taludes parcialmente submersos. Números de estabilidade de Taylor. Métodos das Fatias. Método de Fellenius. Método de Bishop. Números de estabilidade de Bishop e Morgenstern. Estabilidade de aterros e escavações em argilas. Aterros em solos brandos. Escavações não suportadas em argilas. Escavações de face vertical em argilas
  3. Compactação. Introdução. Energia de compactação. Curvas de compactação. Compactação de solos não coesivos. Compactação de solos coesivos. Ensaio de compactação. Proctor. Tipos de compactação. Procedimentos e resultados. Equipamento de compactação.
  4. Reforço de terrenos. Utilização de geossintéticos. Terra armada. Características gerais. Princípios básicos de funcionamento. Dimensionamento. Materiais. Processo construtivo. Geossintéticos em obras de terra. Principais tipos de geossintéticos. Funções e características dos materiais. Propriedades para projeto. Muros e taludes reforçados com geossintéticos. Dimensionamento e detalhes construtivos.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Apontamentos fornecidos pelo docente.