Fundamentos de Ciências dos Materiais

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

A unidade curricular encontra-se organizada em aulas teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais.
As aulas teóricas são essencialmente dedicadas à exposição de conteúdos, utilizando o quadro e recorrendo à projecção de diapositivos com figuras, diagramas, esquemas ou tabelas auxiliares. Nestas aulas são também frequentemente apresentados exemplos concretos ligados à prática industrial.
Na condução das aulas, a participação dos alunos é frequentemente suscitada através da formulação de questões que os levam a reflectir sobre os assuntos tratados e criam oportunidades para a clarificação de conceitos.
As aulas teórico-práticas são reservadas para a apresentação do capítulo 6 (Diagramas de fases de Equilíbrio), no qual a exploração de partes específicas do programa propicia uma abordagem de índole mais aplicada e adequada à realizaçãos de exercícios práticos.
Nas aulas práticas os alunos tomam contacto com componentes das diferentes classes de materiais estudas, explorando as principais propriedades exibidas.
Os alunos são familiarizados com equipamentos e métodos experimentais utilizados na determinação de propriedades mecânicas (ensaio de tração, compressão, flexão, dureza e impacto). Nestes ensaios são principalmente utilizados materiais metálicos ferrosos e não ferrosos, bem como materiais poliméricos.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como principais objetivos familiarizar os alunos com os diferentes tipos de materiais utilizados em engenharia  suas aplicações típicas;Proporcionar formação de base em ciência dos materiais, necessária para a compreensão das relações entre a composição, estrutura e propriedades dos materiais; Introduzir aos alunos os métodos experimentais mais utilizados na avaliação das propriedades mecânicas dos materiais.

No final desta UC, os alunos deverão ser capazes de: Conhecer uma gama diversificada de materiais de engenharia e sua classificação; Compreender aspectos fundamentais da relação entre a composição, estrutura e propriedades dos materiais; Conhecer e compreender as propriedades específicas e potencialidades de utilização dos materiais de engenharia mais comuns; Realizar ensaios de avaliação de proprieddes mecânicas  dos materiais, bem como para analisar e interpretar os respetivos resultados.

Programa

1. Introdução aos materiais: 
A importância dos materiais na Engenharia. Ciência e Engenharia dos Materiais.
Relação entre a composição química, estrutura, propriedades e processamento dos materiais.
A importância dos materiais na economia circular.

2. Propriedades Mecânicas dos Materiais: 
Tensão e extensão elástica e plástica; Ensaio de tração e determinação das propriedades mecânicas a partir na curva força-alongamento. Compreensão dos conceitos de tensão e extensão, módulo de elasticidade, tensão de rotura, tensão de cedência, encruamento, ductilidade e tenacidade. Caracterização da fratura dúctil e frágil.
Ensaio de dureza Brinell, Rockwell e Vickers.
Fractura dos materiais – ensaios de impacto.
Exemplo de outros tipos de ensaios de determinação de propriedades mecânicas: Ensaio de compressão e de flexão.

3. Classificação dos Materiais e Principais Características
Caracterização das classes e subclasses dos materiais: Materiais metálicos; materiais cerâmicos; materiais poliméricos; materiais compósitos.
Propriedades e exemplos de aplicação industrial dos materiais mais representativos de cada classe. 

4. Estrutura Atómica e ligação Química dos Materiais
Estrutura atómica e ligações químicas dos elementos. Configuração electrónica dos elementos químicos e sua relação com a energia de ionização e electronegatividade.
Ligação atómica primária e secundária. Caracterização das ligações químicas iónica, covalente e metálica e relação com as propriedades dos materiais.

5. Estrutura dos Materiais no Estado Sólido
Estruturas amorfas e cristalinas, tamanho de grão e estruturas monocristalinas e policristalinas.
Estrutura dos materiais metálicos: Estrutura cristalina do sistema cúbico simples, cúbico corpo centrado e cúbico de faces centradas. Estrutura cristalina do sistema hexagonal simples e hexagonal compacta.
Sistemas de escorregamento das estruturas cristalinas.
Intersticios e defeitos da estrutura cristalina.

6. Ligas e Diagramas de Equilíbrio de Fases
Noção de liga, fase e microestrutura. Tipos de fases no estado sólido. Diagramas de equilíbrio de substâncias puras. Regra das fases ou de Gibbs. Diagramas de equilíbrio de sistemas binários: Sistemas isomorfos; Interpretação quantitativa de diagramas de equilíbrio de sistemas binários; Transformação eutéctica; Transformação peritéctica; Transformação monotéctica; Sistemas binários com fases intermédias; Transformações no estado sólido. 

7. Solidificação Difusão e no Estado Sólido
Etapas da solidificação. Nucleação homogénea; Nucleação heterogénea. Crescimento de cristais e formação de grãos. 
Movimentação de átomos em sólidos. Mecanismos de difusão: Difusão substitucional ou lacunar; Difusão intersticial. Factores influentes no processo de difusão.

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Recomendada:

  • Smith, W. (1998), Princípios de Ciência e Engenharia dos Materiais, 3.ª edição, McGraw-Hill.

Complementar:

  • Barralis, J & Maeder G. (1997). Prontuário de Metalurgia, Fundação Calouste Gulbenkian.
  • SILVA, F. (2013), Materiais de Construção, Publindústria.
  • Mano, E. & Mendes, L. (2004), Introdução a Polímeros, Edgard Bucher.
  • Marcelo M. (2009), Materiais Compósitos, Materiais, Fabrico e Comportamento Mecânico, 2ª edição, Publindústria.
  • Askeland, D.. (1994), The Science and Engineering of Materials, PWS Publishing, Boston.
  • Callister, Jr. & William D. (2003),  Materials Science and Engineering: An Introduction, John Wiley & Sons, New York.
  • Baptista, J, & Silva, R. (1998), Diagramas de Fases, Universidade de Aveiro.