Fundamentos de Gestão de Recursos Humanos

Conhecimentos básicos em gestão

Método expositivo, com recurso a apresentações teóricas dos conteúdos programáticos.

O método anterior é complementado com o recurso ao método de Inquiry-based learning ou aprendizagem por pesquisa, na medida que os alunos são direcionados para a elaboração de trabalhos de investigação e análise de artigos de cariz científico.

Os objetivos principais desta unidade curricular são:

• Expor a evolução da Gestão de Recursos Humanos (GRH) e a sua importância;
  • Aprofundar os fundamentos sobre o processo de atração, desenvolvimento e retenção de recursos humanos essenciais ao alcance dos objetivos das organizações;
  • Abordar os fundamentos sobre os desafios e as práticas da GRH em contexto internacional.

Em suma, face aos objetivos expostos, é esperado que no final do semestre os alunos sejam capazes de:

• Expor os principais conceitos e políticas de GRH;
  • Analisar criticamente os principais modelos de GRH;
  • Dissecar os desenvolvimentos mais recentes em áreas críticas da GRH e aprofundar as inter-relações entre estas áreas e a gestão geral das organizações;
  • Integrar a GRH no contexto do negócio da organização, bem como no contexto social, político e económico onde intervém a organização;
  • Traçar um quadro dos desafios e oportunidades que se apresentam aos responsáveis pela GRH em cada organização, enquanto elementos ativos na preparação, implementação e controlo de ações estratégicas;
  • Ter a capacidade de investigar um tema particular no âmbito concreto da GRH.

1 – A importância e a evolução da GRH

1.1 Definição, objetivos e principais atividades da GRH

1.2 Importância da GRH para a estratégia organizacional

1.3 Evolução histórica da GRH

1.4 Os desafios da GRH no contexto atual

2 – Práticas de Gestão de Recursos Humanos

2.1 Análise e avaliação de funções

2.2. Atração de recursos humanos: planeamento e recrutamento; seleção; socialização, orientação e integração.

2.3 Retenção de recursos humanos: sistemas de recompensas; avaliação e gestão do desempenho; desenvolvimento de carreiras.

2.4 Formação

3 – Gestão de Recursos Humanos em contexto internacional

3.1 A dimensão cultural da Gestão em contexto internacional

3.2 Tendências Demográficas globais e Diversidade

3.3 Tendências emergentes de Gestão de Recursos Humanos em contexto internacional

3.4 Gestão de Expatriados

4 – A Gestão de Recursos Humanos no Setor Público

4.1 As Vicissitudes da Gestão dos Recursos Humanos Públicos

4.2 A Administração de Recursos Humanos Públicos:  o Florescimento de um Conceito

4.3 A Gestão de Recursos Humanos Privados em Contraponto com a Gestão de Recursos Humanos Públicos:  Similitudes e Divergências

5 – Gestão e Desenvolvimento de Talentos

Bibliografia Fundamental

Camara, Pedro B. da (2015). Manual de gestão e avaliação de desempenho, 2.ª edição.

Camara, Pedro B. da (2016). Os sistemas de recompensas e a gestão estratégica de recursos humanos, 4ª ed., rev. e aumentada. Alfragide: Publicações Dom Quixote.

Camara, Pedro B. da et al. (2016). Humanator XXI : recursos humanos e sucesso empresarial, 7.ª edição. Alfragide: Publicações Dom Quixote.

Gomes, Jorge F. S.; Cesário, Francisco (2014). Investigação em Gestão de Recursos Humanos: Um guia de boas práticas. Lisboa: Escolar Editora.

Machado, Artur da Rocha; Portugal, Miguel Nuno (2013). Seleção e recrutamento de pessoas: a regeneração das organizações. Lisboa: Escolar Editora.

Martinez, Luís Fructuoso et al. (2015). Gestão de recursos humanos para gestores. Lisboa: Editora RH

Martinho, Ana Luísa et al. (2017). Gestão e desenvolvimento de recursos humanos: práticas emergentes. Porto: Vida Económica.

Peretti, Jean-Marie et al. (2014). Gestão dos Recursos Humanos: Uma abordagem internacional. Lisboa: Instituto Piaget.

Silva, Victor Paulo Gomes da (2018). Dicionário de Gestão de Recursos Humanos. Lisboa: Edições Sílabo.

Bibliografia Complementar

Caetano, António; Vala, Jorge (2007). Gestão de Recursos Humanos. Lisboa: Editora RH.

Camara, Pedro B. da (2008). Gestão de pessoas em contexto internacional. Lisboa: Publicações Dom Quixote.