Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
As aulas teóricas incidirão nas noções básicas da unidade curricular e as aulas práticas na execução de trabalhos laboratoriais. Nas aulas práticas são executados trabalhos laboratoriais referentes à matéria teórica lecionada. O material de estudo é disponibilizado através da plataforma Nónio.
Resultados de Aprendizagem
No final desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de: i) Conhecer as principais regras de segurança em laboratórios de Microbiologia; ii) Adquirir os conceitos básicos sobre a Microbiologia. Reconhecer os microrganismos no ambiente. Iii) Reconhecer os principais métodos de controlo de microrganismos. Iv) Determinar as exigências nutricionais e o meio microbiológico adequado para os microrganismos. Reconhecer as metodologias de cultivo dos microrganismos. v) Preparar meios de cultura e utilizar as técnicas de esterilização e assepsia. Transferir e isolar culturas em condições de assepsia. vi) Caracterizar os microrganismos por técnicas de microscopia. vii) Quantificar experimentalmente os microrganismos presentes numa amostra.
Programa
TEÓRICA:
1. Segurança e operação em Laboratórios de Microbiologia. Normas de segurança.
2. Inoculação, isolamento e controlo microbiológicos. Técnicas de inoculação e isolamento em condições de assepsia. Fundamentos do controlo microbiológico. Principais agentes físicos de controlo de microrganismos. Principais agentes químicos de controlo de microrganismos
3. Principais grupos de microrganismos: Algas, fungos, protozoários e procariotas. Exigências nutricionais e meio microbiológico. Principais elementos químicos usados como nutrientes. Classificação nutricional dos microrganismos. Meios utilizados no cultivo dos microrganismos.
4. Microscopia. Principais tipos de microscópios: ótico e eletrónico. Principais tipos de microscopia: campo claro, campo escuro, contraste de fase, microscopia eletrónica de varrimento e de transmissão. Técnicas de coloração. Caracterização dos microrganismos por técnicas microscópicas.
5. Cultivo e crescimento dos microrganismos. Fatores que afetam o crescimento microbiano. Metodologias de cultivo de microrganismos. Quantificação do número de microrganismos e da biomassa. Determinação quantitativa do crescimento microbiano. Metodologias de contagem.
6. Estrutura das células eucarióticas e procarióticas. Formas latentes dos microrganismos.
PRÁTICA:
Execução de trabalhos práticos sobre: Técnicas de esterilização de material de laboratório e meios de cultura. Métodos de isolamento, cultivo, quantificação, identificação e caracterização de microrganismos.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1) Amaral, AL. Sebenta da unidade curricular, 2022.
2) Amaral, AL. Protocolos laboratoriais, 2022.
3) Pelczar, Chang e Krieg. Microbiologia – conceitos e aplicações, Makron Books, 2º edição, 1997.
4) Willey, Sherwood, Woolverton. Microbiology, 11th Ed., McGraw Hill, NY, 2019.
5) G. Black. Microbiology – principles and explorations, 10th Ed., John Wiley & Sons, NJ, 2018.
6) James G. Cappuccino, Natalie Sherman, Microbiology: a laboratory manual – 11th ed. – Menlo Park, CA: Benjamin/Cummings Science Publishing, 2017
7) Collins, Patricia M. Lyne, J. M. Grange, Collins and Lyne’s Microbiological Methods – 8th ed. – Oxford: Butterworth-Heinemann, 2004.
8) S. Isaac e D. Jennings, Microbial Culture, Bios Scientific Publishers, 1995.
9) Harry W. Seeley, Paul J. VanDemark, John J. Lee, Microbes in action: a laboratory manual of microbiology – 4th ed. – New York: W. H. Freeman and Company, 1991