Conhecimentos de Base Recomendados
Não são exigidos
Métodos de Ensino
Aulas téorico práticas, com realização de um conjunto de trabalhos práticos a desenvolver durante o semestre na sala de aulas e de trabalhos de campo para o levantamento de informação, realizados com recurso a Sistemas de Posicionamento (GPS).
Resultados de Aprendizagem
Os objectivos da unidade curricular traduzem-se na aquisição de 4 competências
1 – Comprender os fenómenos geológicos e climáticos com expressão sobre o meio ambiente;
2 – Reconhecer as caracteristicas edafo-climáticas e sociais que determinam os principais sistemas de uso do solo em Portugal;
3 – Conhecer os conceitos e os métodos de execução de levantamentos e dominar as diversas técnicas de recolha de dados e produção de informação;
4 – Conhecer as diferentes formas de representação cartográfica e a forma de as produzir e analisar
Programa
Os conteúdos programáticos para aquisição das competências mencionadas dividem-se em dois módulos de apredizagem: Módulo 1 – Compreensão dos fenómenos geológicos e climáticos e da sua relação com o meio ambiente e o uso do solo; Módulo 2 – Utilização de técnicas e ferramentas de levantamentos na produção de cartografia.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Casaca, J., Matos, J., Baio, M. (2000). Topografia Geral, Lidel, Lisboa Instituto Geográfico do Exército.
Cerqueira, J. (2001), Solos e Clima em Portugal. Clássica Editora
Galopim de Carvalho, A.M. (1996). Geologia, Morfogénese e sedimentogénese.. Universidade Aberta, 93, Lisboa.
Portugal, J. M. (1992). Introdução às Tecnologias de Levantamento da Informação Geográfica Física, Lisboa.
Wyllie, P.J. (1979). A Terra, Nova Geologia Global. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 384P