Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos

Conhecimentos base de gestão

Inclui-se a existência de aulas teórico-práticas. Nas aulas procura-se apresentar os temas e ilustrar os conteúdos através de casos concretos e de diversos vídeos ilustrativos das temáticas tratadas.
Os alunos serão convidados a preparar previamente as aulas de exposição teórica, através da leitura atenta da bibliografia assinalada para cada Capítulo do programa. Considera-se indispensável este trabalho prévio, no sentido de despertar o aluno para os conteúdos a expor, facilitar a sua aprendizagem e melhorar o rendimento final.
Será publicado na plataforma de e-learning Moodle do ISCAC, um ficheiro com casos práticos, e alguns ficheiros com textos e artigos especializados de leitura obrigatória, bem como diversos documentos de orientação e apoio para a realização do trabalho prático incluindo a sua estrutura.

• Analisar a “inovação” como processo interactivo e dinâmico.
• Discutir o contexto inovador nacional e competitivo, tendo presente a sociedade e economia baseadas no
conhecimento.
• Apresentar a inovação como função estratégica, focando as diferentes alternativas de uma empresa aceder à
tecnologia e à inovação.
• Caracterizar o processo de desenvolvimento de novos produtos.
• Compreender as diferentes formas de proteger a propriedade intelectual e os mecanismos de financiamento
da I&D e da inovação.
• Identificar as características culturais da empresa inovadora.
Competências a adquirir:
C1. Compreender o conceito de inovação, com ênfase na análise dos processos de estímulo à criatividade e o seu papel no desenvolvimento das empresas e novos produtos
C2. Evidenciar o papel distinto do conhecimento enquanto factor de produção económico na estratégia
C3. Compreender os processos que levam à inovação dentro das empresas e dentro das economias.
C4. Evidenciar o papel determinante das várias formas de conhecimento e da tecnologia na competitividade e na formulação das estratégias de empresas e dos espaços económicos.
C5. Compreender como a inovação se insere nos processos de estratégicos das empresas e de desenvolvimento de novos produtos

1- Definição de inovação e tipos de inovação
2- O contexto nacional e competitivo da inovação
3- Gestão estratégica da inovação
4- Desenvolvimento de novos produtos
5- A propriedade intelectual e sua protecção
6- Marketing e desenvolvimento de novos produtos
7- A cultura da empresa inovadora

Trott, Paul (2008) “Innovation Management and New Product Development”, 4ª ED, Pearson.
Tidd, J., Bessant, J. e Pavitt, K. (2003), Gestão da Inovação – Integração das mudanças tecnológicas, de
mercado e organizacionais, Monitor, Lisboa.
Takahashi, S. e Takahashi, V. P. (2007) Gestão de Inovação de Produtos, Campus, Rio de Janeiro.
Neves, Eurico (1997), “Inovar sem risco”, editorial Presença, Lisboa.

Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change 7th Edition by Joe Tidd (Author), John R. Bessant (Author) – 2021