Gestão da Marca

Resultados de Aprendizagem

Atualmente, as empresas sabem que um dos seus ativos mais valiosos é a sua marca associada aos seus
produtos e serviço.
Pretende-se, assim, que os alunos compreendam a importância estratégica da marca, enquanto ferramenta
fundamental para a criação de uma vantagem competitiva única para a empresa, e consequentemente para
a criação de valor. Assim é objetivo que os alunos obtenham conhecimento acerca do Branding e da
gestão das marcas e aprendem a usar as teorias e conceitos como a ideia da marca, a identidade da
marca, a mensagem da marca, o valor da marca e o papel da marca. Os alunos ficam também a saber usar
princípios de estratégia, planeamento, e avaliação da marca, de forma a gerir marcas lucrativas e
sustentáveis no longo prazo; bem como a tomar esta decisões
de forma integrada com as várias opções da empresa face ao mercado.
O aluno deve ficar apto a gerir a(s) marca(s) de uma empresa, sabendo que os consumidores já não
compram produtos mas marcas da sua confiança.

Programa

Conceitos internacionais do branding
A psicologia e as emoções relativas às marcas
O valor da marca
Construção e gestão da marca
A identidade e o posicionamento da marca
Corporate brands

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

• Aaker, David A., Managing Brand Equity: Capitalizing on the Value of a Brand Name. New York: The Free
Press.
• Aaker, David A., Building Strong Brands, New York, The Free Press, 2002.
• Keller, K.L. 2008. Strategic Brand Management. Upper Saddle River: Prentice Hall.
• Lencastre, P. (Ed.), O Livro da Marca, Lisboa: Dom Quixote, 2013.
De Chernatony, L., McDonald, M., Creating Powerful Brands, Oxford: Elsevier, 2003.
• Kapferer, J.-N., The New Strategic Brand Management – Creating and Sustaining Brand Equity Long
Term. 4th edition, London: Kogan Page, 2008.