Gestão da Qualidade e Auditorias

Métodos de Ensino

Aulas expositivas, exercícios em sala de aula, simulação de auditoria. A avaliação será realizada com testes de avaliação escritos e elaboração, apresentação e discussão de trabalho de grupo sobre tema pertinente aos objectivos da unidade curricular. 

Resultados de Aprendizagem

Pretende­se com esta disciplina que os alunos adquiram o conhecimento das técnicas e métodos mais usuais
da Gestão da Qualidade, a par da correcta compreensão dos conceitos subjacentes a essa filosofia de gestão.
 Compreender a família de Normas ISO 9000
 Comprender a norma NP EN ISO 19011:2003 

Programa

1.Conceitos Fundamentais: Qualidade? Controlo de Qualidade? Garantia de Qualidade? Gestão da Qualidade
Total.
2.Algumas visões sobre a qualidade: As visões de Deming, Crosby e Juran.
3.Sistemas de Gestão da Qualidade: Estudo das Normas da Série ISO 9000.
4.Auditorias da Qualidade.
5.Avaliação da Qualidade: Custos de Qualidade.
6.Melhoria da Qualidade: Projectos de melhoria da Qualidade? Metodologias para a melhoria da Qualidade?
Técnicas de melhoria da Qualidade.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Ramos Pires, A., 2004. Qualidade – Sistemas de Gestão da Qualidade. 3ª Edição. Edições Sílabo, Lisboa.
Robert Fey and Jean Marie Gogue, 1989. Princípios da Gestão da Qualidade, Fundação Calouste Gulbenkian,
Lisboa
Dale, B e Cooper, C., 1995. “Qualidade Total e Recursos Humanos”, Editorial Presença
Normas ISO 9000, 9001 e 9004
Norma ISO 19011