Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos teórico-práticos serão apresentados através da exposição oral e da apresentação Powerpoint, complementados através da visualização de vídeos didáticos, análise/discussão de textos e estudos de caso. Nas aulas práticas-laboratoriais serão adotadas as seguintes estratégias e procedimentos: exposição oral, demonstração, observação/correção, instrumentos de observação e de avaliação e material didático específico.
O processo de avaliada será efetuado por avaliação contínua ou por exame.
Por avaliação contínua:
A) Componente teórico-prática (70%)
– Avaliação das capacidades/competências de um território para a implementação de projetos/programas de Desportos de Natureza (DN) – Trabalho de grupo
B) Componente prática-laboratorial (30%)
Observações, relatórios de observações e apresentação dos relatórios de observação – práticas num destino de DN – Trabalho individual
Por avaliação por exame:
A) Componente teórico-prática (70%)
B) Componente prática-laboratorial (30%).
Resultados de Aprendizagem
Analisar as caraterísticas dos Desportos de Natureza (DN), incluindo aspetos como a história, a organização social dos praticantes e dos contextos de prática, permitindo relacionar e articular os conceitos de Desporto, Turismo e Lazer;
Compreender a orgânica dos DN, identificando os pontos fortes e os pontos fracos desta realidade, comparativamente com outras (internacionais): enquadramento político-legal e institucional; oferta e procura; perfil, funções e formação dos profissionais;
Entender o potencial que os DN apresentam para a sustentabilidade do desenvolvimento local e para a estruturação dos territórios;
Conhecer os instrumentos metodológicos de planeamento e gestão de programas, projetos e eventos inseridos no âmbito dos DN, espaços de prática (espaços naturais), equipamentos e infraestruturas de apoio à prática, análise do risco e da segurança, e da qualidade dos serviços, de forma a adaptar estas práticas a diferentes contextos e meios de prática (ar, água e terra).
Programa
1. Desportos de Natureza: Origem, conceitos e características;
2. Organização dos Desportos de Natureza;
3. Desportos de Natureza e desenvolvimento local sustentável;
4. Planeamento de programas, projetos e eventos de Desportos de Natureza:
5. Gestão de programas, projetos e eventos de Desportos de Natureza
5.1. Gestão e dinamização de atividades;
5.2. Gestão e manutenção de materiais e equipamentos;
5.3. Gestão de espaços naturais/sustentabilidade;
5.4. Gestão de instalações desportivas (Parques Aventura, Centros Náuticos, etc.);
5.5. Gestão do risco e da segurança.
Métodos de Avaliação
- - trabalho individual - 30.0%
- - trabalho de grupo - 70.0%
- - trabalho individual - 30.0%
- - trabalho de grupo - 70.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Lança, R. (2004). “Animação Desportiva e Tempos Livres, uma perspetiva de organização”. Lisboa: Ed. Caminho.
Melo, R. (2009). Desportos de Natureza: Reflexões sobre a sua definição conceptual. Coimbra: “Revista Exedra”, 2ª edição, pp. 93-104.
Cunha, L. (1997). “O Espaço, o Desporto e o Desenvolvimento”. UTL-FMH, Lisboa.
Marinho, A. & Bruhns, H. (org.) (2003). “Turismo, Lazer e Natureza”. São Paulo: Ed. Manole.
Newsome D., et al (2002). “Natural Area Tourism – Ecology, Impacts and Management; Aspects of Tourism Serie”. Clevedon: Channel View Publications.
Dougherty, N. (ed.) (1998). “Outdoor recreation safety”. United States: Human Kinetics.
TORKILDSEN, G. (1999). “Leisure and Recreation Management”. London: Spon Press.
Melo, R. & Mendes, R. (2011). Gestão do Risco e da Segurança em Desportos de Natureza: o caso dos Desportos de Montanha. In Pereira, B. et al. (Coord.). “Atividade Física, Saúde e Lazer. O Valor Formativo do Jogo e da Brincadeira”. Braga: Univ. Minho.