Conhecimentos de Base Recomendados
Este critério não se aplica a esta UC
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso
a) a sessões teóricas expositivas,
b) sessões teórico-práticas de análise e discussão de casos e
c) a sessões práticas de realização de pequenos exercícios formativos
d) realização de trabalhos práticos
Resultados de Aprendizagem
No final do semestre, os formandos deverão estar em condições de:
a) Saber definir e reconhecer a importância dos fenómenos grupais nas organizações
b) Conhecer alguns dos modelos teóricos usados no estudo dos grupos e equipas
c) Conhecer alguns dos determinantes da coesão grupal e da produtividade das equipas de trabalho, bem como alguns dos obstáculos mais comuns;
d) Conhecer algumas das boas práticas de gestão das equipas de trabalho em contexto organizacional;
Programa
1) Grupos e equipas de trabalho
2) Comunicação e participação nos grupos e equipas de trabalho
3) A produtividade dos grupos e das equipas de trabalho
4) A organização das relações de trabalho entre indivíduos e entre grupos
5) Liderança de grupos e de equipas de trabalho
6) A construção da confiança interpessoal, grupal e organizacional
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Trabalho prático individual ou em grupo - 50.0%
- - Trabalhos em aula - 25.0%
- - Frequência - 25.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Amabile, T. M. (Ed) (2017). HBR 10 must reads on teams. Actual Ed.
Dyer, W. et al (2021). Team building. Wiley.
Jones, S., & Beyerlein, M. (2021). Developing high-performance workteams. American Society for Training & Development
Mears, P. (2020). Organization teams: Building continuous quality improvement: Facilitator’s Guide. CRC Press
Robbins, H., & Finley, M. (2020). The new why teams don´t work. Berrett-Koehler
Stanton, N. (Ed) (2017). Trust in military teams. Bocca Raton.