Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio prévio dos conhecimentos da área da Gestão de Pessoas e Equipas e áreas afins, permitindo que os Mestrandos adquiram a possibilidade de utilização de instrumentos/ferramentas na área da Liderança de Equipas; Motivação dos colaboradores; processos de Recrutamentos e Seleção; Competências; Formação profissional e Gestão de Desempenho.
Métodos de Ensino
O método será de avaliação contínua, com a exposição por parte do docente da a matéria do programa, apresentação de casos práticos, e o desenvolvimento e de temas, pelos alunos com debate.
Resultados de Aprendizagem
1. Apreender uma visão estratégica e integrada do papel do Capital Humano nas empresas, relacionadas com os objetivos e resultados organizacionais.
2. Entender as pessoas e equipas, apresentando modernas técnicas de liderança, avaliação e gestão de pessoas e equipas.
3. Compreender o papel do gestor na formação e desenvolvimento de equipas, definição de objetivos e avaliação das equipas.
4. Adquirir dinâmicas de comunicação em equipa visando resultados com inovação estratégica na gestão de conflitos.
5. Desenvolver competências comportamentais e de gestão facilitadoras da realização de objetivos dos Recursos Humanos, dentro das equipas.
6. Caracterizar as perspetivas de evolução e os novos desafios nesta área da gestão, nomeadamente na gestão das competências, liderança e motivação das equipas e avaliação de desempenho dos resultados.
Programa
1.Introdução:
1.1.Emergência das competências de gestão de pessoas equipas.
1.2. A valorização das soft skills no contexto das organizações modernas.
1.3. Impacto da cultura e clima organizacional nos comportamentos das pessoas e equipas.
2. Avaliação de Desempenho
2.1. Gestão e avalaição de desempenho.
2.2. Desenvolvimento de competências e o poder das expectativas.
2.3. Perspetivas e abordagens recentes de competências.
2.4. O pipeline do comportamento organizacional.
2.5. Recrutamento e seleção: mapeamento das competências atitudinais e comportamentais.
2.6. Auto-diagnósticos comportamentais.
3. Gestão de equipas
3.1. As equipas de elevada performance: desenvolvimento e participação.
3.2. As equipas virtuais: caraterísticas e desafios específicos.
3.3. Boas práticas de gestão e dinamização de equipas:
3.3.1. Negociação de objetivos e o processo de delegação;
3.3.2. O empowerment de pessoas e equipas;
3.3.3. Planificação do tempo e eficácia das reuniões de equipa – “SPIC”.
3.4. Análise de casos práticos e discussão critica.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1 – Bancaleiro, J. – Balanced Scorecard de Capital Humano, RH Editora, 2006
2 – Blanchard, K., Um nível superior de liderança (2006), Lisboa, Actual Editora
3 – Câmara, P., Guerra, P., Rodrigues, J., (2007), Novo Humanator – Recursos Humanos e Sucesso Empresarial, 9 ed., Lisboa, Dom Quixote
4 – Chiaventao, I. – Recursos Humanos, Editora Atlas, 2004
5 – Cunha, M. e outros – Manual Comportamento Organizacional e Gestão, Editora RH, 2007
6 – Decenzo, e S. Robbins – Human Resource Management, John Wiley & Sons, 1999
7 – Dutra, Joel de Souza. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. Atlas, 2004.
8 – Felury, Maria T. L. (org.) et alli. As Pessoas na Organização. 2ª ed. São Paulo: Editora Gente, 2004.
9 – Mathis, R., Jackson, J., (2006), Human Resource Management, 11 ed., Mason, Thomson
10 – Peretti, J. – Recursos Humanos, Sílabo, 1999
11 – Pina e Cunha, M., Rego, A., Campos e Cunha, R., Cabral-Cardoso, C. (2006), Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Lisboa, rh Editora
12 – Robbins, S. P. Comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002
Revistas:
RH Magazine – Recursos Humanos
Academy of Management Review
Annual Review of Psychology
Personnel Psychology