Gestão de Pessoas e de Equipas

Domínio prévio dos conhecimentos da área da Gestão de Pessoas e Equipas e áreas afins, permitindo que os Mestrandos adquiram a possibilidade de utilização de instrumentos/ferramentas na área da Liderança de Equipas; Motivação dos colaboradores; processos de Recrutamentos e Seleção; Competências; Formação profissional e Gestão de Desempenho.

O método será de avaliação contínua, com a exposição por parte do docente da a matéria do programa, apresentação de casos práticos, e o desenvolvimento e de temas, pelos alunos com debate.

1. Apreender uma visão estratégica e integrada do papel do Capital Humano nas empresas, relacionadas com os objetivos e resultados organizacionais.

2. Entender as pessoas e equipas, apresentando modernas técnicas de liderança, avaliação e gestão de pessoas e equipas.

3. Compreender o papel do gestor na formação e desenvolvimento de equipas, definição de objetivos e avaliação das equipas.

4. Adquirir dinâmicas de comunicação em equipa visando resultados com inovação estratégica na gestão de conflitos.

5. Desenvolver competências comportamentais e de gestão facilitadoras da realização de objetivos dos Recursos Humanos, dentro das equipas.

6. Caracterizar as perspetivas de evolução e os novos desafios nesta área da gestão, nomeadamente na gestão das competências, liderança e motivação das equipas e avaliação de desempenho dos resultados.

1.Introdução:

1.1.Emergência das competências de gestão de pessoas equipas.

1.2. A valorização das soft skills no contexto das organizações modernas.

1.3. Impacto da cultura e clima organizacional nos comportamentos das pessoas e equipas.

2.  Avaliação de Desempenho

2.1. Gestão e avalaição de desempenho.

2.2. Desenvolvimento de competências e o poder das expectativas.

2.3. Perspetivas e abordagens recentes de competências.

2.4. O pipeline do comportamento organizacional.

2.5. Recrutamento e seleção: mapeamento das competências atitudinais e comportamentais.

2.6. Auto-diagnósticos comportamentais.

3. Gestão de equipas

3.1. As equipas de elevada performance: desenvolvimento e participação.

3.2. As equipas virtuais: caraterísticas e desafios específicos.

3.3. Boas práticas de gestão e dinamização de equipas:

3.3.1. Negociação de objetivos e o processo de delegação;

3.3.2. O empowerment de pessoas e equipas;

3.3.3. Planificação do tempo e eficácia das reuniões de equipa – “SPIC”.

3.4.  Análise de casos práticos e discussão critica.

1 – Bancaleiro, J. – Balanced Scorecard de Capital Humano, RH Editora, 2006

2 – Blanchard, K., Um nível superior de liderança (2006), Lisboa, Actual Editora

3 – Câmara, P., Guerra, P., Rodrigues, J., (2007), Novo Humanator – Recursos Humanos e Sucesso Empresarial, 9 ed., Lisboa, Dom Quixote

4 – Chiaventao, I. – Recursos Humanos, Editora Atlas, 2004

5 – Cunha, M. e outros – Manual Comportamento Organizacional e Gestão, Editora RH, 2007

6 – Decenzo, e S. Robbins – Human Resource Management, John Wiley & Sons, 1999

7 – Dutra, Joel de Souza. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. Atlas, 2004.

8 – Felury, Maria T. L. (org.) et alli. As Pessoas na Organização. 2ª ed. São Paulo: Editora Gente, 2004.

9 – Mathis, R., Jackson, J., (2006), Human Resource Management, 11 ed., Mason, Thomson

10 – Peretti, J. – Recursos Humanos, Sílabo, 1999

11 – Pina e Cunha, M., Rego, A., Campos e Cunha, R., Cabral-Cardoso, C. (2006), Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Lisboa, rh Editora

12 – Robbins, S. P. Comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002