Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Não disponível.
Resultados de Aprendizagem
Estudar as problemáticas psicossociológicas do sistema ocupacional; Levar os formandos a compreenderem os comportamentos individuais e coletivos no contexto das organizações; Identificar as competências requeridas para liderar pessoas e grupos; Desenvolver comportamentos de liderança adequados a diferentes contextos; Desenvolver nos formandos as suas capacidades de gestão, articulando a gestão de recursos humanos com a gestão global da organização.
Programa
1. Introdução- Valores, Crenças, Atitudes e Comportamentos: Modelo Preditivo do Comportamento; O efeito de Pigmalião; Emoções e Competências. Atitudes de Comunicação: Efeitos nos interlocutores. 2. Gestão da Motivação: Variáveis individuais e situacionais. A Motivação: A perspectiva integradora. O papel das remunerações na Motivação: As recompensas materiais como fator motivacional. 3. Liderança- Liderar Pessoas e Grupos. Teorias Comportamentais e Contingenciais. Abordagens mais Recentes: Abordagem Situacional da Liderança; Liderança Transacional e Transformacional; Estilos de Liderança e Comportamentos Induzidos; Comportamentos Eficazes e Ineficazes; A Inteligência Emocional. 4. Gestão de Equipas: Grupos Vs. Equipas; Grupos de Trabalho Vs. Equipas de Trabalho. Formação e tipos de Equipa: Os grupos de família, especiais e Autónomos de Trabalho; Círculos de Qualidade; Níveis de autonomia das equipas. Como implementar Equipas de Alto Desempenho; As equipas e a GQT.
Métodos de Avaliação
- - 3 testes escritos - 100.0%
- - Teste escrito - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cunha, Miguel Pina e; et al. (2010) Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano, Edições Sílabo, Lisboa.
Ceitil, Mário (2008) Gestão de Recursos Humanos para o Século XXI, Edições Sílabo, Lisboa.
Caetano, António (Org.); Vala, Jorge (Org.) (2007) Gestão de Recursos Humanos: Contextos, Processos e Técnicas, RH Editora, Lisboa.