Conhecimentos de Base Recomendados
Introdução ao Marketing
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
– Metodologias verbais (dizer), com o uso dos recursos pedagógicos exposição, explicação, diálogo e debate;
– Metodologias intuitivas (mostrar), com o uso dos recursos pedagógicos demonstração, audiovisuais e textos escritos;
– Metodologias ativas (fazer), com o uso dos recursos pedagógicos trabalhos em grupo, em equipa e de projecto e estudo de casos;
– Metodologias que incorporam novas tecnologias nos processos de ensino: gamificação.
Resultados de Aprendizagem
– Desenvolver compreensão do conceito de produto, sua classificação e papel nas organizações.
– Compreender as diversas opções estratégicas e políticas para a gestão de linha de produtos.
– Perceber o papel da embalagem e do preço na formulação da estratégia de produto e a sua interação com outras variáveis de marketing.
– Entender a importância da marca para o produto, os seus componentes e as diversas oportunidades e desafios que esta coloca aos gestores de marketing.
Programa
1. Gestão de Produto
1.1. O produto e a inovação
1.2. Planeamento estratégico do produto
1.3. Modelos de desenvolvimento dos produtos
1.4. Ferramentas na gestão produtos
2. Gestão de Marcas
2.1. Considerações gerais sobre a gestão de marcas
2.2. O registo de marcas
2.3. Arquiteturas de marcas
2.4. Posicionamento da marca
2.5. Os elementos da marca
2.6. O valor da marca
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Aaker, D. (1996). Building strong brands. The Free Press.
Chevalier, M., & Mazzalovo, G. (2005). Pro logo: por qué las marcas son buenas para usted. Belacqua de Ediciones y Publicaciones.
Diogo, J. (2008). Marcating: Gestão estratégica da marca. Paulus.
Kapferer, J. N. (1994). Marcas, capital da empresa. CETOP.
Keller, K. L. (1998). Strategic brand management: Building, measuring and managing brand equity. Prentice-Hall.
Lencastre, P. (Coord.) (2007). O livro da marca. Dom Quixote.