Gestão de Produtos e Marcas

Conhecimentos de Base Recomendados

Introdução ao Marketing 

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

– Metodologias verbais (dizer), com o uso dos recursos pedagógicos exposição, explicação, diálogo e debate;

– Metodologias intuitivas (mostrar), com o uso dos recursos pedagógicos demonstração, audiovisuais e textos escritos;

– Metodologias ativas (fazer), com o uso dos recursos pedagógicos trabalhos em grupo, em equipa e de projecto e estudo de casos;

– Metodologias que incorporam novas tecnologias nos processos de ensino: gamificação.

Resultados de Aprendizagem

– Desenvolver compreensão do conceito de produto, sua classificação e papel nas organizações.

– Compreender as diversas opções estratégicas e políticas para a gestão de linha de produtos.

– Perceber o papel da embalagem e do preço na formulação da estratégia de produto e a sua interação com outras variáveis de marketing.

– Entender a importância da marca para o produto, os seus componentes e as diversas oportunidades e desafios que esta coloca aos gestores de marketing.

Programa

1. Gestão de Produto

1.1. O produto e a inovação

1.2. Planeamento estratégico do produto

1.3. Modelos de desenvolvimento dos produtos

1.4. Ferramentas na gestão produtos

2. Gestão de Marcas

2.1. Considerações gerais sobre a gestão de marcas

2.2. O registo de marcas

2.3. Arquiteturas de marcas

2.4. Posicionamento da marca

2.5. Os elementos da marca

2.6. O valor da marca

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Aaker, D. (1996). Building strong brands. The Free Press.

Chevalier, M., & Mazzalovo, G. (2005). Pro logo: por qué las marcas son buenas para usted. Belacqua de Ediciones y Publicaciones.

Diogo, J. (2008). Marcating: Gestão estratégica da marca. Paulus.

Kapferer, J. N. (1994). Marcas, capital da empresa. CETOP.

Keller, K. L. (1998). Strategic brand management: Building, measuring and managing brand equity. Prentice-Hall.

Lencastre, P. (Coord.) (2007). O livro da marca. Dom Quixote.