Gestão de Projectos de Software

Não são necessários conhecimentos prévios.

A exposição teórica precede a parte prática dando assim a estrutura necessária à aquisição de conhecimento aplicado nas folhas práticas. Todo o material das componentes teóricas e práticas é disponibilizado numa plataforma electrónica bem como a bibliografia onde se encontram as ligações para os exemplos, casos de estudo dos autores adoptados.

Objetivos: Saber analisar, preparar e acompanhar com detalhe qualquer tipo de projeto nomeadamente de software. Saber selecionar o modelo de desenvolvimento de software mais adequado a cada projeto utilizando as diferentes metodologias.

Competências: na conclusão desta unidade curricular os alunos saberão utilizar as principais técnicas de planeamento de projetos, nomeadamente a estrutura de decomposição do trabalho e os diagramas de rede.

Saber aplicar os princípios base de conceção e design.

Após a fase de planeamento e design o aluno deve ter as competências para a implementação, teste e validação de projetos de software. Bem como a sua monitorização aplicando as técnicas de gestão temporal, associadas à gestão dos recursos sujeitos às mais variadas limitações, nomeadamente a uma rigorosa gestão orçamental.

Fator determinante constitui as competências de avaliação de risco associado ao projeto, bem como a definição de medidas de controle e de planos de contingência.

São competências relevantes a conceção, implementação e utilização de um sistema de qualidade, seguindo métricas normalizadas internacionalmente para o desenvolvimento de software, aprendendo assim a gerar soluções estáveis que vão ao encontro das expectativas dos clientes finais.

Saber gerir os processos administrativos e contratuais associados ao projeto durante todo o ciclo de vida do mesmo. Aquando da sua conclusão identificar os diferentes tipos de encerramento de forma a construir um legado e preparar todo o histórico para futuros projetos.

Por último mas presente em todas as fases do ciclo de vida do projeto a realidade do desenvolvimento de software com Inteligência Artificial.

Teórica

8.2. Registo e Controle da configuração
9. Controle das alterações do Projeto
10. Conclusão do Projeto

11. A gestão de projetos de software com Inteligência Artificial.

Prática

Utilização de diferentes ferramentas de Gestão de Projetos de Software com as seguintes folhas práticas:

Prática 1

2. Adicionar novos recursos em tarefas de unidades fixas
  3. Alteração do tipo de tarefas
  4. Atribuição de uma unidade de um novo recurso a uma tarefa com duração fixa
  5. Alteração de uma tarefa com tempo de execução fixo.

Pratica 7

1. Filtros e métodos de ordenação
  2. Criação de filtros
  3. Ordenação de tarefas simples e múltiplas