Gestão de Recursos Humanos

Conhecimentos de Base Recomendados

A aprendizagem da função Gestão de Recursos Humanos enquadrada na realidade do setor público de hoje. Tendo como preocupação o conhecimento das competências da àrea dos Recursos Humanos na Administração Pública.Nomedamente os conceitos de Recrutamento de pessoal, Competências, Gestão de Carreiras, Formação Comportamental e Profissional, e Gestão de Desempenho – SIADAP.

Métodos de Ensino

A disciplina funcionará com aulas teóricas e aulas práticas,tendo as primeiras um caráter iminentemente expositivo da matéria,e as segundas de caráter prático, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução de diversos casos exemplificativos da vida real.

O objetivo destes trabalhos é triplo: i) desenvolver a capacidade de resolução de problemas reais das organizações públicas; ii) familiarização do corpo discente com a aplicação prática dos temas da gestão das pessoas, e exemplificação de modelos de avaliação; iii) potenciar as relações com outras disciplinas.

Será entregue na primeira aula um conjunto de temas que refletem o programa.

Resultados de Aprendizagem

O propósito desta disciplina é preparar os alunos para lidarem com a cada vez mais importante tarefa de gerir pessoas. Nesta medida, os conteúdos programáticos visados, pretendem em termos gerais:

OBJETIVOS:

1-      Analisar os desenvolvimentos mais recentes em áreas críticas da Gestão de Recursos Humanos (GRH) e aprofundar as inter-relações entre estas áreas e a gestão geral das organizações do Setor Público;

2-      Fornecer uma visão prática e atual da gestão dos Recursos Humanos, bem como traçar um quadro dos desafios e oportunidades que se apresentam aos responsáveis pela GRH, enquanto elementos ativos na preparação, implementação e controlo das ações estratégicas;

3 – Conhecimento das sub~`areas da Gestão das Pessoas (Planeamento, Recrutamento e Seleção, Competências, Política Remuneratória, Gestão de Carreiras, Atração de Talentos, Formação Profissional, Gestão de Desempenho)

COMPETÊNCIAS:

1- Abordar as várias vertentes sobre as quais se podem equacionar os problemas em Recursos Humanos na Função Pública, nomeadamente o SIADAP, assim como fornecer um conjunto de soluções para os mesmos, nomeadamente através da prática e de modelos de aprendizagem. Igualmente, apresentação para simulação de modelos SIADAP;

2- Dotar os alunos da maior quantidade possível de fontes de informação, documentação especializada, conhecimentos e bases técnicas e instrumentais para o apoio à tomada de decisão, que lhes possibilitem uma atuação imediata no seio de uma empresa;

 

Programa

Capítulo I – O desenvolvimento da função Recursos Humanos
1.1 – Recursos Humanos como função empresarial: as organizações e as pessoas
1.2 Implicações e contributos de algumas teorias de administração
1.2.1 As teorias clássicas das organizações
1.2.2 As abordagens humanistas
1.2.3 A Abordagem sistémico-contingencial
Capítulo II – Os desafios da Gestão de Recursos Humanos no contexto atual
2.1 – Algumas características do ambiente competitivo dos negócios e as novas relações de trabalho
2.2 – A cultura da empresa e a gestão da mudança
2.3 – A estrutura organizacional e os estilos de gestão
Capítulo III – A função “Recursos Humanos”
3.1 – Conteúdo, responsabilidades e objetivos
3.2 – Atividades da Gestão de Recursos Humanos
3.3 – Operacionalização da função “Recursos Humanos”: o departamento de RH e os seus parceiros
Capítulo IV – Gestão previsional de recursos humanos
4.1 – Planeamento e a gestão estratégica de Recursos Humanos
4.2 – O plano de Recursos Humanos
4.3 – Diagnóstico das necessidades e da oferta de pessoas e competências
4.4 – Implementação e controlo dos planos de Recursos Humanos
Capítulo V – Análise e descrição de funções – Competências
5.1 – Métodos de recolha de informações
5.2 – Descrição, especificação e avaliação de funções
5.3 – O desenho de funções, a eficiência e a satisfação no trabalho
5.4 – Técnicas de redefinição de funções: rotação, enriquecimento e alargamento – As “equipas de trabalho autogeridas”
Capítulo VI – Recrutamento e seleção
6.1 – Recrutamento
6.1.1 – A decisão de preenchimento de um cargo
6.1.2 – A estratégia de recrutamento: o recrutamento interno e externo
6.1.3 – O processo de recrutamento
6.1.4 – Métodos e técnicas de recrutamento
6.2 – Seleção 6.2.1 – Processo de seleção
6.2.2 – Técnicas de seleção
6.2.3 – A Avaliação das candidaturas
6.2.4 – A tomada de decisão
6.2.5 – Os centros de avaliação (“Assessement centers”)
6.3 – Exemplificação na Administração Pública
Capítulo VII – Orientação
7.1 – Acolhimento
7.2 – Integração e Socialização Capítulo
VIII – Gestão de carreiras
8.1 – Conceitos básicos: noção de carreira e Gestão de Carreiras
8.2 – Planeamento de carreiras e necessidades
8.3 – Modelos de carreiras e desenhos de carreiras na Função Pública
Capítulo IX – Formação e desenvolvimento Organizacional
9.1 – A formação
9.1.1 – A gestão da formação na empresa
9.1.2 – Tipos de formação empresarial
9.1.3 – Planeamento e fases do processo de formação
9.1.4 – Validação e avaliação da formação
Capítulo X – Avaliação de desempenho
10.1 – A avaliação de desempenho: definição, finalidades e benefícios
10.2 – O sistema de avaliação de desempenho e as suas fases essenciais
10.3 – Os avaliadores. Tipos de enviesamentos e formas de os prevenir
10.4 – Métodos e Técnicas de avaliação
10.5 – A entrevista de avaliação de desempenho
10.6 – Tendências modernas na avaliação do desempenho
Capítulo XI – Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública
11.1 – Âmbito subjetivo e objetivo
11.2 – Estrutura
11.3 – Aplicação e respetivos critérios
11.4 – Acompanhamento
Capítulo XII – Avaliação e controlo da Política de Recursos Humanos
12.1 – Análise do clima social
12.2 – Análise da estrutura
12.3 – Auditoria de recursos Humanos – Indicadores de gestão

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Armstrong, M. & Taylor, S. (2014). Armstrong´s handbook of human resource management practice (13thEd.). London, UK: Kogan Page.

Batalha, A. V., Ribeiro, D. P., Carvalho, W. B. (2013). Avaliação de Desempenho? SIADAP: Administração Central e Autarquias Locais (2ªEd.). Coimbra: Quid Juris Caetano A. & Vala. J. (2007).

Gestão de recursos humanos: Contextos, processos e técnicas (3ª Ed.). Lisboa: RH Editora. Calheiros, A. (2019) Recrutamento e Seleção: Da Teoria à Prática. Lisboa: RH Editora.

Camara, P.B. (2015). Manual de gestão e avaliação de desempenho (2ºEd.). Lisboa: Editora RH. Cardim, J.C. (2012). Gestão da formação nas organizações. A formação na prática e na estratégia das organizações (2ª Ed.). Lisboa: Lidel Edições Técnicas.

Cardoso, A.A. (2010). Recrutamento & seleção de pessoal. Lisboa: Lidel.

O´Meara, B. & Petzall, S. (2013). The Handbook of strategic recruitment and selection: A systems approach. Bingley: UK. Emerald Group Publishing.

Pina e Cunha, M., Rego, A., Campos e Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., Marques, C.A. & Gomes, J.S. (2015). Manual de gestão de pessoas e do capital humano (3ª Ed.) Lisboa: Edições Sílabo. Redman, T. & Wilkinson, A. (2013). Contemporary human resource management: Text and cases (4th Ed.). Harlow, UK: Pearson Education.

Rego, A. & Pina e Cunha, M. (2009). Manual de gestão transcultural de recursos humanos. Lisboa: RH Editora.

Torrington, D., Hall, L., Taylor, S. & Atkinson, C. (2011). Human Resource Management (8th Ed.). Harlow. UK: Prentice hall.

 Distribuição de Artigos diversos durante as aulas. E a indicar outra bibliografia durante as aulas.