Gestão de Redes Informáticas

Recomenda-se que os alunos detenham um conjunto de conhecimento prévio (adquiridos nas Unidades Curriculares Redes de Computadores e Sistemas Operativos (2.º ano de estudos). De entre os conhecimentos preliminares desejáveis para uma facilidade na aquisição de conhecimentos na Unidade Curricular Gestão de Redes Informáticas, destacam-se os seguintes:

1. Conceitos básicos sobre redes de computadores: conceito de rede de computadores, a rede de

computadores Internet, Arquitetura TCP/IP e seus principais protocolos e serviços, sistema de

endereçamento IP, endereços IP públicos e privados;

2. Sistema Operativo Linux: administração básica na área de trabalho do utilizador, nomeadamente, organização e armazenamento de ficheiros e configuração de funcionalidades específicas.

Aulas de apresentação e discussão dos conteúdos programáticos propostos, seguidas do desenvolvimento de atividades práticas complementares de administração de sistemas e redes TCP/IP em Sistemas Unix. Para o efeito são utilizados diapositivos, vídeos demonstrativos, análise de casos de estudo e exercícios práticos realizados em cenários práticos reais.

O trabalho em grupo de pequenas atividades em aula e o projeto final é fortemente proposto aos alunos, pretendendo-se promover as competências de coordenação e cooperação.

A área de administração de sistemas e redes assume cada vez mais um papel fundamental no âmbito das tecnologias da informação. É uma área de enorme abrangência das tecnologias e serviços que o administrador deve conhecer para assegurar o correto funcionamento de uma rede informática.

O objetivo da disciplina de Gestão de Redes Informáticas é dotar os alunos com um conhecimento dos principais problemas que se colocam a um administrador de sistemas e de redes e de os capacitar para delinearem soluções subjacentes à administração de sistemas e de sistemas em rede baseados na arquitetura da Internet TCP/IP.

Os alunos devem adquirir competências na gestão de sistemas e redes, nomeadamente, nas ferramentas de gestão de sistemas, um conhecimento teórico dos principais serviços de rede TCP/IP, bem como, a sua administração (DNS, DHCP, HTTP, HTTPS, SMTP e POP/IMAP). Por último, o aluno deverá saber utilizar ferramentas de gestão de redes, auditoria e inventário a uma rede.

De ressalvar que nas aulas práticas, os alunos desenvolvem atividades de administração de sistemas TCP/IP, complementando os conhecimentos teóricos fundamentais adquiridos através da sua aplicação a cenários práticos concretos. O Linux é o Sistema Operativo de referência para esta Unidade Curricular, permitindo-lhes utilizar vários dispositivos, entre eles routers.

1. Introdução à Gestão de Sistemas e Redes

1.1 Gestão de Sistemas e Redes – Visão Geral

1.2 Principais desafios de um gestor de sistemas e redes

2. Gestão de Sistemas Isolados

2.1. Gestão de utilizadores em sistemas Unix

2.2. Serviços base em sistemas Unix

2.3. Segurança de sistemas Unix

3. Serviços de Rede

3.1. Configurações de rede e de Serviços TCP/IP

3.2. Serviços de Resolução de Nomes na Internet

3.2.1. Conceitos base

3.2.2. Análise de diferentes sistemas

3.2.3. O serviço Domain Name System (DNS)

3.3. Configuração dinâmica de dispositivos numa rede Dinamic Host Configuration Protocol (DHCP)

4. Ferramentas de Gestão de Redes

4.1. Identificação e diagnóstico de falhas na rede

4.2. Testes de conectividade

4.3. Identificação de trajetos

4.4. Identificação e teste a serviços de rede

4.5. Análise de tráfego na rede

4.6. Deteção e recolha de informação de equipamentos de rede e de serviços

5. Serviço Word Wide Web

5.1. Conceitos Fundamentais

5.2. Configurações base no Apache

5.3 Configurações avançadas no Apache – HTTPS, certificados digitais

5.4. Disponibilização do serviço Webmail

6. Serviço de Correio Eletrónico

6.1 Conceitos Fundamentais

6.2 Configurações do servidor SMTP

6.3 Configurações dos protocolos POP e IMAP

A. Principal

– Administração de Redes Informáticas 2ª Edição Atualizada e Aumentada, FCA – Editora de Informática, Fernando Boavida, Mário Bernardes e Pedro Vapi, ISBN: 978-972-722-695-5

– Gestão de Sistemas e Redes em Linux 3ª Edição atualizada, FCA – Editora de informática, Jorge Granjal, ISBN: 978-972-722-784-6

– Segurança Prática em Sistemas e Redes com Linux, FCA – Editora de Informática, Jorge Granjal, ISBN: 978-972-722-865-2

– TCP/IP Teórica e Prática, FCA – Editora de Informática, Fernando Boavida e Mário Bernardes, ISBN: 978-972-722-745-7

– Materiais de apoio às aulas, Elisabete Reis, ISCAC 2023 2024 – Manual de Apoio às Aulas Práticas, Elisabete Reis, ISCAC, 2024.

B. Complementar

– Essential System Administration 3rd Edition, O’Reilly & Associates, Inc., USA, Aeleen Frisch

– Computer Networks 5ªed; Tanenbaum et al; Pearson Ed. ISBN: 978-013-212-695-3