Gestão de Sistemas e Redes

Recomenda-se a conclusão anterior das seguintes unidades curriculares:

– Sistemas Operativos

– Redes de Computadores I

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1 – Método expositivo: método explicativo onde factos, conceitos, princípios e generalizações são definidos e apresentados pelo professor e discutidos com a turma, seguido de exemplos demonstrativos;

2 – Método experimental: método activo onde o aluno desenvolve o conhecimento através de trabalhos de pesquisa individuais e o desenvolvimento de trabalhos práticos laboratoriais individuais ou em dinâmica de grupo.

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:

1. Instalar, configurar e administrar sistemas, com base no sistema operativo GNU/Linux.

2. Instalar e configurar serviços básicos de rede, de correio electrónico, de sistemas de ficheiros e de autenticação.

1. Administração do Sistema:

– Conceitos Gerais; O sistema operativo Linux; Instalação e configuração; Shells e variáveis de ambiente; Edição de texto em linha de comandos; X-Window e gestores de janelas; Gestão de ficheiros e directórios; Tarefas e processos; Níveis de execução e serviços; Gestão de utilizadores.

2. Administração da Rede:

– Configuração de rede; Servidor Web; DNS e DHCP; Correio Electrónico; NFS; Samba; LDAP.

Avaliação Final
  • - Exame - 60.0%
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 40.0%
Avaliação Periódica
  • - Exame - 40.0%
  • - outra % - 20.0%
  • - Trabalho de pesquisa individual - 20.0%
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 20.0%

Pereira, F. (2012). Linux – Curso Completo (7th ed.). FCA.

Granjal, J. (2013). Gestão de Sistemas e Redes em Linux (3rd ed.)FCA.

Soyinka, W. (2020). Linux Administration: A Beginner’s Guide, Eighth Edition (8th ed.). McGraw-Hill Education.