Gestão do Desempenho e da Compensação

Aplicação do conhecimento dos alunos na elaboração de sistemas de gestão e avaliação de desempenho nas organizações. Elaboração do manual construtivo de um modelo de avaliação. Domínio dos critérios a elaborar num Sistema de Avaliação de Desempenho.

Aquisição de de competências na àrea da política remuneratória das organizações. Gerir as remunerações dos executivos e quadros na empresa. Teste à Eficácia do Sistema de Remunerações. Incentivos e recompensas. Pressupostos ao estabelecimento de uma política salarial visando a sua eficácia. Benefícios Sociais e Fringe Benefits.

O ensino combinará método expositivo com análise de casos e resolução de desafios que simulam situações reais do contexto organizacional

Nesta unidade curricular vai-se:
– Colocar à disposição dos alunos um conjunto de fontes de informação especializadas, conhecimentos e ferramentas através do qual poderão monitorizar estes temas nas organizações/empresas.
– Proporcionar em simulação prática a aplicação de modelos diferenciados da gestão da avaliação do desempenho e Compensações nas organizações públicas ou privadas.
– Fornecer um conjunto de soluções para os mesmos, nomeadamente através da prática e aprendizagem de exercício práticos e leitura de textos.
O objectivo é quadruplo:
i) desenvolver a capacidade de resolução de problemas reais das organizações;
ii) familiarização do corpo discente com a aplicação de casos práticos, bem como a exemplificação de modelos de avaliação e políticas de remunerações para organizações públicas e privadas;
iii) a criação de indicadores (Outputs) visando a avaliação dos colaboradores das organizações; e
iiii.) potenciar as relações com outras disciplinas da área da gestão.

1 – Gestão do Desempenho

1.1 – Integração no modelo de gestão e estratégia da organização

1.2 — As competências/funções e o desempenho

1.3 – O acompanhamento/ feedback de desempenho do colaborador

2 – Avaliação de Desempenho

2.1 – Objetivos e estrutura do sistema

2.2 – Manual de Avaliação e formação do avaliador

2.3 – Critérios e subfactores / grelha de avaliação (Exemplo)

2.4 – Auto-avaliação, a entrevista de avaliação do desempenho

2.5 – Relatório de Avaliação de Desempenho / indicadores de GRH

3. – Formação

3.1 – Gestão e planeamento do processo de formação.

3.2 – Determinação das necessidades de formação e a avaliação de desempenho

4. – Gestão e Desenvolvimento de Carreiras

4.1 – Modelos de carreira

4.2 – Evolução na carreira baseada ancorada no desempenho

4.3 – Sistemas de valorização e diferenciação

5 – Manutenção dos Recursos Humanos

5.1 – O sistema de recompensas – arquitetura, objetivos e componentes

5.2 – As remunerações baseadas no desempenho

5.3 – Estratégias e Políticas salariais

5.4 – Sistemas de incentivos e benefícios sociais

5.5 – Controlo à eficácia do sistema de recompensa

Armstrong, M., e Murkis, H. (2014), A Gestão da Remuneração – Manual de Estratégia e Práticas da Remuneração, Lisboa, Edições Piaget.

Caetano, A. (2006), Avaliação do Desempenho, Lisboa, Editora RH.

Camara, Pedro B., (2015), Manual de Gestão e Avaliação de Desempenho, Lisboa, Edições Sílabo.

Ceitil, Mário., (2006), Gestão e Desenvolvimento de Competências, Lisboa, RH editora.

Mondy, R. W., e Martocchio, J. J. (2016), Human Resource Management, 14ª edição, London, Pearson

Pina e Cunha, M., et al. (2010), Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humanos, 2ª edição, Lisboa, Edições Sílabo.

Robbins, Stephen P. (2007), Comportamento Organizacional, 9ª Ed., New Jersey, Prentice-Hall, Inc..