Gestão do Negócio Internacional

Os alunos devem ter conhecimentos ao nível:

– dos fatores macro e micro do ambiente das empresas e instituições que condicionam e dinamizam os mercados onde operam num contexto internacional e de globalização;

– do processo de tomada de decisão ao nível da gestão tendo em conta as diferentes dimensões internas da empresa;

– dos fatores de competição das empresas e instituições.

Conceitos-chave serão apresentados em aulas e apoiado com exemplos contemporâneos. O uso de vídeo documentário e notícias atuais vai conferir uma dimensão contemporânea aos tópicos. Seminários irão incentivar o trabalho em grupo e a capacidade de pesquisa. O trabalho em grupo será incentivada a fim de promover capacidades e colaboração de equipa.
O módulo exigirá aprendizagem dirigida e independente. Aprendizagem dirigida incluirá leitura e pesquisa, a fim de preparar-se para seminários e apresentações. Orientação para estes exercícios, será dada nas aulas e desde dentro do plano de ensino e aprendizagem. A aprendizagem independente também será incentivado e incluirá materiais on-line de aprendizagem, leitura de jornais e revistas de negócios e assistir documentários internacionais .

Esta Unidade Curricular proporciona aos estudantes ao estudo das forças macro que modelam os negócios internacionais nas diferentes áreas do globo. Questões amplas como a globalização, os sistemas políticos, as principais economias mundiais, a formação de blocos comerciais e a regulamentação do comércio internacional e finanças serão objeto de estudo. O módulo tem como objetivo fornecer uma base ampla de conhecimento mais do que a aplicação de quadros analíticos, que serão objeto de estudo em “Marketing para os mercados emergentes” e “Estratégias para a globalização”, onde a análise estratégica de indústrias e mercados serão estudados. O módulo será baseado em casos contemporâneos e seminários, exigirá dos alunos pesquisa, usando a biblioteca e bases de dados online.

1. Internacionalização e globalização

1.1. História do comércio internacional e a globalização.

2. A Economias mundial e a integração internacional

5.4. Revolução tecnológica

5.5. IP, patentes internacionais e padrões

5.6. Uso da análise PESTEL

Brooks, I. Weatherston, J. Wilkinson, G. (2004). The International Business Environment. Prentice Hall

Daniels, J., Radebaugh, L., Sullivan, D. (2021). International Business, Global Edition. Pearson.

Gillespie, A. (2007). Foundations of Economics. Oxford Univ. Press

Morrison, J. (2002). The International Business Environment. Palgrave

Wild, Wild & Han. (2007). International Business. 4th Ed. Pearson.

Palmer,A. & Hartley, J. (2006). The Business Environment. 5th Ed. McGraw Hill

Wall, S & Rees, B. (2004). International Business. 2nd Ed. Prentice Hall

Griffin, R.W. & Pustay, M.W. (2008). International Business. Pearson.